Construções e percepções de alguns alunos de licenciatura em matemática sobre demonstrações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e82736

Palavras-chave:

Demonstração, Critérios De Divisibilidade, Pensamento Matemático, Reflexão Em Grupo, Raciocínio-E-Prova

Resumo

Neste artigo, investigamos como alunos de distintas etapas de um curso de Licenciatura em Matemática produzem e percebem argumentações matemáticas quando inseridos em um ambiente de reflexão em grupo. Os dados foram coletados em oficina oferecida a esses discentes e analisados utilizando uma ampliação e adaptação da metodologia de análise de Reasoning-and-Proving proposta por Andreas Stylianides e Gabriel Stylianides (2009). Foram constatadas divergências de percepções no que diz respeito a um argumento ser válido ou não, ou seja, se constitui uma prova. A experiência oportunizou aos sujeitos da pesquisa uma sensibilização sobre aspectos pedagógicos e matemáticos de uma demonstração.

Biografia do Autor

Luisa Rodríguez Doering, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Matemática por RUTGERS: The State University of New Jersey (1997). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua no Programa de Pós graduação em Ensino de Matemática da UFRGS.

Cydara Cavedon Ripoll, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tem Licenciatura em Matemática (1977) e Mestrado em Matemática (1982) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1991) e estágio de pós-doutorado na Universidade de Heidelberg (Alemanha). Tem experiência nas áreas de Álgebra Comutativa e de Teoria dos Números e atualmente se dedica ao ensino de Matemática. É professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Pós-Graduação em Ensino de Matemática, sendo autora de livros relacionados ao ensino de matemática. Integra a Diretoria da SBM desde julho de 2019. (Texto informado pelo autor)

Érica Vitória Machado da Silva, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Ensino de Matemática, Graduada em Licenciatura em Matemática pela UFRGS e estudante da Universidade de Évora em Portugal nos semestres 2018/2 e 2019/1 pelo Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) CAPES.

 

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Publicado

2022-06-24

Edição

Seção

Relatos de Experiências