A Educação do Campo e o Desempenho Escolar em Matemática nos Anos Iniciais: Revisão Sistemática da Literatura.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90490

Palavras-chave:

Educação do Campo, Matemática, Revisão Sistemática da Literatura, Educação do Campo, Matemática, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

Neste artigo apresentamos a revisão da literatura sobre Educação do Campo, na tese de doutorado em andamento, em que objetivamos compreender o Desempenho Escolar em Matemática nas escolas do campo. No procedimento metodológico, a primeira etapa de Revisão Sistemática da Literatura com consulta às plataformas Capes, Scielo e Scopus, adotando os descritores: Educação Matemática na Educação do Campo e Desempenho Escolar em Matemática. Encontramos pesquisas realizadas em várias regiões do Brasil com métodos diversos: revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas estruturadas e semiestruturadas e observações de práticas. Nos resultados discussões sobre epistemologia da Educação do Campo, políticas públicas, construtos socioculturais do ensino de matemática e formação de professores que ensinam matemática. Após as análises de conteúdo concluímos, a partir desses estudos, que as políticas públicas para a Educação do Campo são construtos sociais resultantes de lutas que requerem o reconhecimento da identidade específica do campesinato e da sua territorialidade. O ensino de matemática é orientado para a criação de parcerias com o cotidiano dos estudantes com a criação de uma rede de troca de saberes, perspectiva acadêmica que vai na contramão das políticas educacionais de controle da educação neoliberal.

Biografia do Autor

Juliana de Cássia Gomes Silva, UFPE

Graduação em pedagogia pela Universidade Salgado de Oliveira- UNIVERSO (2007).Especialista em Recursos Humanos para Educação pela Faculdade Franssinetti do Recife -FAFIRE(2008). Especialista em Educação Especial pela Faculdade Joaquim Nabuco- FJN (2013), Mestra em Educação Matemática e Tecnológica-EDUMATEC- da Universidade Federal de Pernambuco -UFPE(2016), sob orientação da Professora Drª Fatima Maria Leite Cruz, com a pesquisa sobre o delinear teórico das Representações Sociais e Educação Inclusiva. Doutoranda no curso de Ensino da Matemática e tecnológica - EDUMATEC/UFPE. Atualmente exerce suas funções na Escola Estadual CEJA Valdemar De Oliveira, vinculada a Secretária de Educação do Estado de Pernambuco, como professora da Sala de Recursos Multifuncionais-SRM. Professora do município de Ipojuca, ensino fundamental I, sala multisseriada. Também atuou como professora substituta no ensino superior presencial na Autarquia Municipal de Goiana e a distância pela Universidade Maurício de Nassau, exerceu a função de professora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- Parfor, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Obtêm experiências como tutora virtual nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Física da Educação a Distância- EAD/ UAB- UFRPE, no curso de Especialização em Gestão e avaliação da Educação Pública da Universidade de Pernambuco -UPE, bem como, no curso de Licenciatura em matemática e geografia pelo Instituto Federal de Pernambuco-IFPE. A experiencia se estende pela docência nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação infantil, como professora-técnica coordenando projetos na área de inclusão, coordenação pedagógica em ONGs, formadora em cursos de extensão e formação continuada, e Técnica em Gestão Educacional.

Fatima Maria Leite Cruz, UFPE

Professora Associada 3 da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais. Professora dos Programas de Pós Graduação em Psicologia e do Programa dde Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Graduação em Psicologia - UFPE (1977), psicóloga educacional nas redes pública e privada da educação básica ( 1978-2006), Mestrado em Educação UFPE (1998) e Doutorado em Educação UFPE (2006). Estágio pós-doutoral na Universidade Estácio de Sá - RJ, (2017) sob a supervisão da Profa. Alda Judith Alves-Mazzotti, Bolsista da CAPES-PNPD. Parecerista de periódicos científicos ( Psicologia e saber social, Revista Psicologia & Sociedade, Revista Subjetividades ? UNIFOR, Em teia ? Revista em educação matemática e tecnológica ibero-americana, Reveduc ? Revista eletrônica de educação - UFSC, Revista saberes docentes em ação) e de projetos submetidos à CAPES/CNPq e à Fundação Carlos Chagas. Pesquisadora no Laboratório de Interação Humana - LABINT - da UFPE e Líder do Grupo de pesquisa do Núcleo de Formação continuada didático-pedagógica de Professores da UFPE - NUFOPE. Na Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Psicologia -ANPEPP - integra o GT - Mémória, identidade e representações sociais. Desenvolve pesquisas com foco psicossocial e abordagem da Teoria das Representações Sociais. Temáticas de interesse: processos psicossociais de inclusão/exclusão, famílias e contextos de desenvolvimento, formação de professores, identidade, avaliação educacional e da aprendizagem, representações e práticas sociais.

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Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola