Aplicação de uma Tarefa Criativa para o Ensino da Geometria: a circunferência como lugar geométrico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90539Palavras-chave:
Criatividade Matemática, Processos Cognitivos, Ensino de GeometriaResumo
O presente artigo dispõe uma abordagem qualitativa e tem como objetivo apresentar partes dos dados de uma pesquisa de mestrado que buscou analisar de que maneira o uso de Tarefas Criativas contribuem com as fases de aprendizagem do conceito de circunferência como lugar geométrico. A Tarefa Criativa que será investigada neste artigo contou com a participação de 6 alunos do Sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do norte do Paraná. Os dados coletados foram analisados com base nas apreensões figurais que estão diretamente relacionadas com os processos cognitivos propostos por Raymond Duval. Os resultados indicam que esta tarefa potencializou a mobilização dos processos cognitivos (visualização, construção e raciocínio) que foram identificados por meio das apreensões figurais mobilizadas (perceptiva, operatória, sequencial e discursiva), oportunizando a construção do conhecimento de lugar geométrico da circunferência.
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