Educação do Campo nos vieses da Etnomodelagem

Autores

  • Luana Oliveira Moreira de Jesus Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores, Professora adjunta, Amargosa, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90740

Palavras-chave:

Etnomodelagem, Educação do Campo, Saberes Êmicos, Percepção

Resumo

A Etnomodelagem vem apresentando-se como uma possibilidade para o Ensino de Matemática. No contexto da Educação do Campo, possibilita reconhecer e considerar os saberes produzidos na cultura campesina. O presente artigo objetiva investigar as percepções das relações de educandos do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola do Campo quanto a identidade Campesina e os saberes êmicos presente no cultivo do milho na comunidade local. O artigo é parte dos resultados de uma dissertação. Os participantes da pesquisa são 22 estudantes do 3° ano do Ensino Médio, de uma Escola da Rede Estadual da Bahia, localizada em Laje-BA, caracterizada como Escola do Campo, e um agricultor da comunidade local. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo, os dados foram produzidos a partir de questionário inicial e entrevista, considerando as categorias emergentes: Identidade Camponesa; Percepções dos saberes locais - conhecimentos êmicos e Matemática Escolar. Identificou-se que importante parcela dos estudantes não se identifica com o campo, não conseguem relacionar os saberes locais com a matemática escolar. Os saberes êmicos apresentados pelo agricultor deram indícios da matemática desenvolvida na comunidade, como o ciclo da lua, calendário de plantio, valores das sementes, sistema de produção e comercial também fizeram parte das discussões. Indicando a necessidade de propor ações que favoreça o reconhecimento dos conhecimentos provenientes dos grupos dos quais os estudantes fazem parte, sendo fundamental para a construção da identidade camponesa. A Etnomodelagem é apresentada então, como uma possibilidade para o Ensino de Matemática em Escolas do Campo.

Referências

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro, São Paulo: Edições70.

Barreto, F. M. (2021). Um estudo qualitativo para entender a ação pedagógica da etnomodelagem com alunos de comunidades rurais e urbanas. 2021. 293 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.

Bassanesi, R. C. (2010). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3. ed. São Paulo: Contexto.

Biembengut, M. S. (2016). Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física.

Biembengut, R. C. & Hein, N. (2018). Modelagem Matemática no ensino. 5.ed. São Paulo, Contexto.

Caldart, R. S. (2002). Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília, p. 18-25.

Caldart, R. S. (2003). A Escola do Campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 60-81, jan./jun.

D’Ambrosio, U. (2005). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica.

D’Ambrosio, U. (2008). O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae. V. 10, n. 1, p. 7 – 16, jan. – jun.

Diniz, E. R., Mouro, G. F., Vieira, R. A., Stülp, M., Mendes, S. M. C. & Pereira, P. S. S.; (2020). Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 - Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe - v. 15, no 2.

Dutra, E. D. R. (2020). Etnomodelagem e café: propondo uma ação pedagógica para a sala de aula. 2020. 319 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.

Fernandes, B. M. (2005). Os Campos da pesquisa em educação do Campo: Espaço e território como categorias essenciais. I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. Brasília, 19 a 22 de setembro.

Feyh, C. R. N. (2013). Modelagem Matemática na Educação do Campo. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.

Jesus, L. O. M. & Madruga, Z. E. F. (2022). Etnomodelagem: investigando articulações com a Educação do Campo. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 13 [2].

Jesus, L. O. M. (2023). Etnomodelagem no contexto da Educação do Campo: elaboração de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos por estudantes de ensino médio. 2023. 260 f. Dissertação (Mestrado Educação Em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.

Lima, A. S. & Lima, I. M. S. (2013). Educação Matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. 4 [3].

Lima, A. S. & Lima, I. M. S. (2016). Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos Camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do Campo? Perspectivas da Educação Matemática: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 9 [19], p. 124-141.

Madruga, Z. E. F.(2020) Pesquisas em Etnomodelagem no Brasil: um olhar sobre as concepções de Modelagem Matemática. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 4, n. 2, p. 17-32, 30 dez. 2022.

Nogueira, A. A. C., Corrêa, L. G. & Sachs, L. (2019). A (não) Educação do Campo em um município Paranaense. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ENEM, 13. Cuiabá. Anais Eletrônicos. Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php .acesso em 16 fev. 2022.

Rosa, M. & Orey, D. C. (2017). Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física.

Rosa, M. & Orey, D. C. (2020). Etnomodelagem como um movimento de globalização nos contextos da Etnomatemática e da Modelagem. Com a Palavra o Professor. Vitória da Conquista (BA), v.5, n.11, janeiro-abril.

Santos, J. (2020). Produção Artesanal de Chocolate e Etnomodelagem: construção do conceito de função por estudantes do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz.

Silva, G. M. L. L. (2019). Educação do Campo e Educação Matemática: Uma articulação possível? 248 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas), Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ed. MTM em diálogo com a Ed. do Campo, Indígena e Quilombola