Educação do Campo nos vieses da Etnomodelagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e90740Palavras-chave:
Etnomodelagem, Educação do Campo, Saberes Êmicos, PercepçãoResumo
A Etnomodelagem vem apresentando-se como uma possibilidade para o Ensino de Matemática. No contexto da Educação do Campo, possibilita reconhecer e considerar os saberes produzidos na cultura campesina. O presente artigo objetiva investigar as percepções das relações de educandos do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola do Campo quanto a identidade Campesina e os saberes êmicos presente no cultivo do milho na comunidade local. O artigo é parte dos resultados de uma dissertação. Os participantes da pesquisa são 22 estudantes do 3° ano do Ensino Médio, de uma Escola da Rede Estadual da Bahia, localizada em Laje-BA, caracterizada como Escola do Campo, e um agricultor da comunidade local. A análise dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo, os dados foram produzidos a partir de questionário inicial e entrevista, considerando as categorias emergentes: Identidade Camponesa; Percepções dos saberes locais - conhecimentos êmicos e Matemática Escolar. Identificou-se que importante parcela dos estudantes não se identifica com o campo, não conseguem relacionar os saberes locais com a matemática escolar. Os saberes êmicos apresentados pelo agricultor deram indícios da matemática desenvolvida na comunidade, como o ciclo da lua, calendário de plantio, valores das sementes, sistema de produção e comercial também fizeram parte das discussões. Indicando a necessidade de propor ações que favoreça o reconhecimento dos conhecimentos provenientes dos grupos dos quais os estudantes fazem parte, sendo fundamental para a construção da identidade camponesa. A Etnomodelagem é apresentada então, como uma possibilidade para o Ensino de Matemática em Escolas do Campo.
Referências
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro, São Paulo: Edições70.
Barreto, F. M. (2021). Um estudo qualitativo para entender a ação pedagógica da etnomodelagem com alunos de comunidades rurais e urbanas. 2021. 293 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto.
Bassanesi, R. C. (2010). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3. ed. São Paulo: Contexto.
Biembengut, M. S. (2016). Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Livraria da Física.
Biembengut, R. C. & Hein, N. (2018). Modelagem Matemática no ensino. 5.ed. São Paulo, Contexto.
Caldart, R. S. (2002). Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília, p. 18-25.
Caldart, R. S. (2003). A Escola do Campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 60-81, jan./jun.
D’Ambrosio, U. (2005). Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica.
D’Ambrosio, U. (2008). O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae. V. 10, n. 1, p. 7 – 16, jan. – jun.
Diniz, E. R., Mouro, G. F., Vieira, R. A., Stülp, M., Mendes, S. M. C. & Pereira, P. S. S.; (2020). Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 - Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe - v. 15, no 2.
Dutra, E. D. R. (2020). Etnomodelagem e café: propondo uma ação pedagógica para a sala de aula. 2020. 319 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Fernandes, B. M. (2005). Os Campos da pesquisa em educação do Campo: Espaço e território como categorias essenciais. I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação do Campo. Brasília, 19 a 22 de setembro.
Feyh, C. R. N. (2013). Modelagem Matemática na Educação do Campo. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.
Jesus, L. O. M. & Madruga, Z. E. F. (2022). Etnomodelagem: investigando articulações com a Educação do Campo. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 13 [2].
Jesus, L. O. M. (2023). Etnomodelagem no contexto da Educação do Campo: elaboração de etnomodelos êmicos, éticos e dialógicos por estudantes de ensino médio. 2023. 260 f. Dissertação (Mestrado Educação Em Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia.
Lima, A. S. & Lima, I. M. S. (2013). Educação Matemática e Educação do Campo: desafios e possibilidades de uma articulação. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. 4 [3].
Lima, A. S. & Lima, I. M. S. (2016). Os conteúdos matemáticos e as realidades dos alunos Camponeses: que articulações são realizadas pelos professores que atuam em escolas do Campo? Perspectivas da Educação Matemática: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), 9 [19], p. 124-141.
Madruga, Z. E. F.(2020) Pesquisas em Etnomodelagem no Brasil: um olhar sobre as concepções de Modelagem Matemática. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 4, n. 2, p. 17-32, 30 dez. 2022.
Nogueira, A. A. C., Corrêa, L. G. & Sachs, L. (2019). A (não) Educação do Campo em um município Paranaense. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ENEM, 13. Cuiabá. Anais Eletrônicos. Mato Grosso, Cuiabá, 2019. Disponível em: https://www.sbemmatogrosso.com.br/xiiienem/anais.php .acesso em 16 fev. 2022.
Rosa, M. & Orey, D. C. (2017). Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física.
Rosa, M. & Orey, D. C. (2020). Etnomodelagem como um movimento de globalização nos contextos da Etnomatemática e da Modelagem. Com a Palavra o Professor. Vitória da Conquista (BA), v.5, n.11, janeiro-abril.
Santos, J. (2020). Produção Artesanal de Chocolate e Etnomodelagem: construção do conceito de função por estudantes do Ensino Fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz.
Silva, G. M. L. L. (2019). Educação do Campo e Educação Matemática: Uma articulação possível? 248 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas), Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).