Licenciatura em Educação do Campo
Elementos Estruturantes de Cursos que Integram as Ciências da Natureza e a Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e91213Palavras-chave:
Licenciatura em Educação do Campo, Análise documental, Organização dos cursosResumo
O artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os projetos pedagógicos de cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e a Matemática. Para isso, se ancora em estudos sobre a Educação do Campo e, particulariza, os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuar, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpus é constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras e analisados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. As análises mostram que, mesmo partindo da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática.
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