Resolução de problemas:

uma experiência com educação financeira no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e92584

Palavras-chave:

Educação Financeira, Resolução de Problemas, Análise Narrativa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender as diferentes estratégias utilizadas pelos estudantes a fim de compreender a variação no preço de um produto, bem como discutir a avaliação que eles realizaram da abordagem pedagógica adotada. A estratégia pedagógica empregada foi a resolução de problemas e foi aplicada em uma turma de 2º Ano do Ensino Médio com 34 alunos. Por meio desse problema buscamos trabalhar o Tema Contemporâneo Transversal Educação Financeira. Escolhemos essa abordagem por entender que a aprendizagem é mais efetiva quando o estudante constrói conceitos e é colocado frente a situações de resolução de problemas. Para análise, tomamos as ações desenvolvidas pelos estudantes para a resolução do problema e empregamos a Análise Narrativa para leitura e interpretação dessas ações. A análise dos dados mostrou que os estudantes utilizaram diferentes estratégias, isso porque trabalhamos com uma questão aberta, o que se coloca como um desafio intelectual para os alunos, permitindo-lhes usar diferentes abordagens. A atividade teve boa receptividade entre os estudantes, pois vários grupos mencionaram que ela foi interessante porque havia um contexto. Compreendemos que esse contexto pode ser a circunstância deles estarem vivenciando a diminuição das embalagens dos produtos no supermercado.

Biografia do Autor

Andréa Pavan Perin, UNESP - Universidade Estadual Paulista

 Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio Claro -

Professora de Estatística no ensino superior e de matemática no nível médio.

 

Celso Ribeiro Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Educação Matemática. Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo, Brasil

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Publicado

2023-06-30

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Seção

Artigos