O uso do Geogebra em uma perspectiva colaborativa: uma proposta à luz do sócio-construtivismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e93570Palavras-chave:
Educação Matemática, Construção do Conhecimento, GeogebraResumo
Neste trabalho apresentamos uma proposta de abordagem com recorte construtivista na utilização da ferramenta Geogebra. Para tanto, buscou-se destacar o processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras a partir do uso do software Geogebra em sala de aula por meio da “ajuda ajustada'', discutindo as relações estabelecidas entre professores formadores, futuros professores e quanto à inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da formação inicial. Ao longo do artigo, estabelecemos relações entre o Geogebra, a abordagem sócio-construtivista e o ensino por ajuda ajustada proposto por Javier Onrubia. À vista disso, elaboramos uma proposta de ensino para uma sequência de atividade, possibilitando a construção do conhecimento do aluno através de atividades práticas e experimentais, procurando evidenciar o papel do professor enquanto mediador e coordenador no processo de colaboração entre si e os alunos. O Geogebra se revelou uma ferramenta metodológica dinâmica e interativa que possibilita ao professor oferecer uma ajuda ajustada no processo de mediação da atividade, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos, além de possibilitar momento de interação entre aluno-aluno, aluno-professor, aluno-Geogebra, aluno-conteúdo.
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