O uso do Geogebra em uma perspectiva colaborativa: uma proposta à luz do sócio-construtivismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e93570

Palavras-chave:

Educação Matemática, Construção do Conhecimento, Geogebra

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma proposta de abordagem com recorte construtivista na utilização da ferramenta Geogebra. Para tanto, buscou-se destacar o processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras a partir do uso do software Geogebra em sala de aula por meio da “ajuda ajustada'', discutindo as relações estabelecidas entre professores formadores, futuros professores e quanto à inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no contexto da formação inicial. Ao longo do artigo, estabelecemos relações entre o Geogebra, a abordagem sócio-construtivista e o ensino por ajuda ajustada proposto por Javier Onrubia. À vista disso, elaboramos uma proposta de ensino para uma sequência de atividade, possibilitando a construção do conhecimento do aluno através de atividades práticas e experimentais, procurando evidenciar o papel do professor enquanto mediador e coordenador no processo de colaboração entre si e os alunos. O Geogebra se revelou uma ferramenta metodológica dinâmica e interativa que possibilita ao professor oferecer uma ajuda ajustada no processo de mediação da atividade, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos, além de possibilitar momento de interação entre aluno-aluno, aluno-professor, aluno-Geogebra, aluno-conteúdo.

 

Biografia do Autor

Doutor, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física e Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino de ciências, escolha da carreira, afetividade, teoria da relação com o saber e experimentação no ensino de ciências. 

Doutora, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa sob a Orientação do Prof. Dr. João Pedro da Ponte, Mestrado em Educação Matemática e Especialização em Mídias na Educação pela mesma instituição. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atualmente é Docente do curso de Licenciatura em Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET) na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Vice-Coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática. Coordenou o subprojeto de matemática do Programa Residência Pedagógica-PRP/UFGD. Tem experiência como Professora do Ensino Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos na rede pública e privada. Coordenou a Especialização em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Atuou como professora formadora e tutora nos cursos de graduação, pós-graduação e na capacitação de professores na EaD da UFGD. Participou como avaliador do PNLD 2021 e 2022. É pesquisadora integrante do grupo de trabalho - Formação de professores que ensinam Matemática GT7 - SBEM e do Grupo de Pesquisa Formação e Educação Matemática - FORMEM/UFMS. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade (GPEMATCC/UFGD). Desenvolve pesquisas ligadas a Formação Inicial e Continuada de Professores que ensinam Matemática.

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Publicado

2023-11-24

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Artigos