Modelo para avaliação de conceitos necessários para aprendizagem de cálculo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e93802

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Pré-Cálculo, Avaliação da aprendizagem

Resumo

Pensar nas dificuldades enfrentadas pelos alunos ingressantes nos cursos de Engenharia, no que se refere à aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral (CDI), tem levantado várias discussões a respeito de quais conceitos seriam necessários para a aprendizagem desta disciplina. Como o objetivo de propor um modelo para avaliação de conceitos necessários para aprendizagem de CDI, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as Diretrizes Nacionais de Engenharia, a caracterização dos cursos de Pré-Cálculo e os instrumentos de avaliação de conceitos de Matemática. O modelo é fundamentado nos estratos de conhecimento matemático numérico, algébrico e funcional, combinado a habilidades de raciocínio proporcional, covariacional e quantitativo.

Biografia do Autor

Alex Sandro de Castilho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina.

Diego Marczal, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), na área de Sistemas Tutores Inteligentes (STIs). Docente e pesquisador da Coordenação do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Guarapuava.

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2024-09-17

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Artigos