Modelo para avaliação de conceitos necessários para aprendizagem de cálculo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e93802Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Pré-Cálculo, Avaliação da aprendizagemResumo
Pensar nas dificuldades enfrentadas pelos alunos ingressantes nos cursos de Engenharia, no que se refere à aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral (CDI), tem levantado várias discussões a respeito de quais conceitos seriam necessários para a aprendizagem desta disciplina. Como o objetivo de propor um modelo para avaliação de conceitos necessários para aprendizagem de CDI, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as Diretrizes Nacionais de Engenharia, a caracterização dos cursos de Pré-Cálculo e os instrumentos de avaliação de conceitos de Matemática. O modelo é fundamentado nos estratos de conhecimento matemático numérico, algébrico e funcional, combinado a habilidades de raciocínio proporcional, covariacional e quantitativo.
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