O ensino de conceitos estatísticos nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e93837

Palavras-chave:

Conceitos estatísticos, Formação de professores, Anos Iniciais

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar artigos que tratam do ensino de estatística nos anos iniciais. Para isso, foram selecionados aqueles oriundos de contextos da formação de professores de matemática. Para essa identificação foi utilizada como metodologia a Técnica de Mapeamento Teórico Educacional. Os resultados alcançados ratificam a necessidade de formação para os professores dos anos iniciais, pois estes devem participar de processos formativos que desenvolvam estudos sobre o ensino dos conceitos estatísticos. Com isso, podem ser organizados planejamentos para a realização de práticas pedagógicas desenvolvidas em uma proposta investigativa, que promova a autonomia, a criticidade, o pensamento investigativo e científico dos estudantes.   

Biografia do Autor

Marlubia Correa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz

Especialista em Gestão da Educação

Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências da Educação - DCIE, Ilhéus – Bahia - Brasil

Eliete Silva dos Anjos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática - UESC/ 2022; Possui Graduação em Artes Visuais com ênfase em digital, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2021); Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009). É Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2013), e Especialista em Gestão da Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2015). Atualmente está Supervisora Pedagógica da Educação Básica, pela Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus - Bahia.

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna / FESPI (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz/Universidade Federal da Bahia - UFBA (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atualmente é estatutária - professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz, Professora credenciada no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e no Programa de pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica (PPGE). Tem experiência na área de Educação, ensino, pesquisa e extensão com ênfase em formação e desenvolvimento profissional de professores, aprendizagem da docência, tecnologias educacionais educação a distância e alfabetização. É participante do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC) e da Rede em Educação Matemática - Nordeste (REM-NE). (Texto informado pelo autor)

Referências

BRASIL. (2018). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_s ite.pdf

BRASIL. (1997). Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf.

BRASIL. (2020). Resolução Conselho Nacional de educação. Recuperado de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724

BRASIL. (2014). Planos subnacionais de educação. Recuperado de: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014

BIEMBENGUT, M.S. (2008). Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda.

BISPO S., L., & RIBEIRO, dos S. S.E. (2020). Uma sequência de ensino para a formação de conceitos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica Da Matemática, 6(2), e2010. https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4187

CAZORLA, I.; MAGINA, S.; GITIRANA, V., & GUIMARÃES, G. (2017). Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Biblioteca do Educador. Brasília (Coleção SBEM, 9)

DAY, C. (2001). Desenvolvimento Profissional de Professores. Porto, Portugal: Ed. Porto Editora.

FREITAS, A. C., & COUTO, M. E. S. (2018). Os saberes matemáticos dos professores dos anos iniciais: um panorama de pesquisas recentes. Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as ciências, 7(2), 216-239. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4648

FIORENTINI, D., & CRECCI, V. M. (2017). Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. Zetetike, 25(1), 164–185. https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647773

IMBERNON, F. (2011). Formação Docente e Profissional Cidade: Editora: Cortez.

MARCELO GARCIA, C. (2009). Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação. v(8), 7-22. Recuperado de: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf

SAMÁ, S.; SILVA, R. C. S. da. Probabilidade e estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC. Zetetiké, 28(nr). doi: 10.20396/zet.v28i0.8656990

SANTANA, E. R. DOS S.; CAZORLA, I. M. (2018). O Ciclo Investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revemop, v(2), 1-22. doi: http://dx.doi.org/10.33532/revemop.e202018. Recuperado de encr.pw/ZG8bt

SILVA, A. C. S. da; COUTO, M. E. S. (2021). Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 8(23), 65–80. doi: 10.30938/bocehm.v8i23.5112.

SILVA, E.W. F. da; SOUZA, E.G. (2019). Educação Estatística no contexto da formação de professores dos anos. iniciais do Ensino Fundamental: Mobilização dos Saberes de Conteúdo Estatístico. REVEMAT, 14(xx), 1-21. doi: http:// doi.org/105007/1981-1322.2019.e62868.

SOUSA, H. J.; COUTO, M. E. S. (2021). Desenvolvimento profissional de professores: um olhar para o ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(3), 1–25. doi: 10.26843/rencima.v12n3a06.

TITON, F. P.; MARTINI, D.; TRENTIN, J.; BATTISTI, L.F.; GUARESE, S. C. (2020). A matemática vai à escola: concepções, saberes, práticas e formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. REVEMAT, 15 (XX), 01-24, doi: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74209

WILD, J.C.; PFANKUCH, M. (1999). Statistical Thinking in Empirical Enquiry. In: International Statistical Review, 67(3), 223-265, Printed in Mexico. Recuperado de http://iase-web.org/documents/intstatreview/99.Wild.Pfannkuch.pdf>

Downloads

Publicado

2024-09-17

Edição

Seção

Artigos