O ensino de conceitos estatísticos nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e93837Palavras-chave:
Conceitos estatísticos, Formação de professores, Anos IniciaisResumo
Este texto tem como objetivo apresentar artigos que tratam do ensino de estatística nos anos iniciais. Para isso, foram selecionados aqueles oriundos de contextos da formação de professores de matemática. Para essa identificação foi utilizada como metodologia a Técnica de Mapeamento Teórico Educacional. Os resultados alcançados ratificam a necessidade de formação para os professores dos anos iniciais, pois estes devem participar de processos formativos que desenvolvam estudos sobre o ensino dos conceitos estatísticos. Com isso, podem ser organizados planejamentos para a realização de práticas pedagógicas desenvolvidas em uma proposta investigativa, que promova a autonomia, a criticidade, o pensamento investigativo e científico dos estudantes.
Referências
BRASIL. (2018). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_s ite.pdf
BRASIL. (1997). Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf.
BRASIL. (2020). Resolução Conselho Nacional de educação. Recuperado de https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724
BRASIL. (2014). Planos subnacionais de educação. Recuperado de: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014
BIEMBENGUT, M.S. (2008). Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda.
BISPO S., L., & RIBEIRO, dos S. S.E. (2020). Uma sequência de ensino para a formação de conceitos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica Da Matemática, 6(2), e2010. https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4187
CAZORLA, I.; MAGINA, S.; GITIRANA, V., & GUIMARÃES, G. (2017). Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Biblioteca do Educador. Brasília (Coleção SBEM, 9)
DAY, C. (2001). Desenvolvimento Profissional de Professores. Porto, Portugal: Ed. Porto Editora.
FREITAS, A. C., & COUTO, M. E. S. (2018). Os saberes matemáticos dos professores dos anos iniciais: um panorama de pesquisas recentes. Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as ciências, 7(2), 216-239. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4648
FIORENTINI, D., & CRECCI, V. M. (2017). Metassíntese de pesquisas sobre conhecimentos/saberes na formação continuada de professores que ensinam matemática. Zetetike, 25(1), 164–185. https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647773
IMBERNON, F. (2011). Formação Docente e Profissional Cidade: Editora: Cortez.
MARCELO GARCIA, C. (2009). Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação. v(8), 7-22. Recuperado de: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf
SAMÁ, S.; SILVA, R. C. S. da. Probabilidade e estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC. Zetetiké, 28(nr). doi: 10.20396/zet.v28i0.8656990
SANTANA, E. R. DOS S.; CAZORLA, I. M. (2018). O Ciclo Investigativo no ensino de conceitos estatísticos. Revemop, v(2), 1-22. doi: http://dx.doi.org/10.33532/revemop.e202018. Recuperado de encr.pw/ZG8bt
SILVA, A. C. S. da; COUTO, M. E. S. (2021). Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 8(23), 65–80. doi: 10.30938/bocehm.v8i23.5112.
SILVA, E.W. F. da; SOUZA, E.G. (2019). Educação Estatística no contexto da formação de professores dos anos. iniciais do Ensino Fundamental: Mobilização dos Saberes de Conteúdo Estatístico. REVEMAT, 14(xx), 1-21. doi: http:// doi.org/105007/1981-1322.2019.e62868.
SOUSA, H. J.; COUTO, M. E. S. (2021). Desenvolvimento profissional de professores: um olhar para o ensino de Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(3), 1–25. doi: 10.26843/rencima.v12n3a06.
TITON, F. P.; MARTINI, D.; TRENTIN, J.; BATTISTI, L.F.; GUARESE, S. C. (2020). A matemática vai à escola: concepções, saberes, práticas e formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. REVEMAT, 15 (XX), 01-24, doi: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74209
WILD, J.C.; PFANKUCH, M. (1999). Statistical Thinking in Empirical Enquiry. In: International Statistical Review, 67(3), 223-265, Printed in Mexico. Recuperado de http://iase-web.org/documents/intstatreview/99.Wild.Pfannkuch.pdf>
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marlubia Correa de Paula, Eliete Silva dos Anjos; Maria Elizabete Souza Couto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).