Percepções de ensino e aprendizagem significativa do conceito de número racional na licenciatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e93879

Palavras-chave:

Formação de Professores, Ensino de Matemática, Aprendizagem Significativa, Números Racionais

Resumo

Apresentamos neste artigo os resultados e as reflexões a respeito das concepções expressas por professores de Matemática em formação inicial acerca dos processos de ensino e aprendizagem, com foco na aprendizagem significativa do conceito de número racional. Tais informações resultaram de uma pesquisa de mestrado, que ensejou oficinas para abordagem da Teoria da Aprendizagem Significativa - TAS de Ausubel com um grupo de licenciandos atuantes no PIBID, considerando os números racionais em suas diferentes representações e significados. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, que objetivou investigar, construir e possivelmente transformar concepções sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática de professores em formação inicial, tendo em vista a Teoria da Aprendizagem Significativa e suas implicações para a aprendizagem do conceito de número racional. Para tanto, recorremos a questionários e mapas conceituais para a coleta dos dados. Estes, por sua vez, foram analisados considerando, respectivamente, os pressupostos da Análise Textual Discursiva e as recomendações de Moreira (2010), além de alguns princípios da TAS. Os resultados indicam que é importante abordar a TAS nessa etapa da formação docente, promovendo concepções e contribuindo para a construção de conhecimentos matemáticos e teóricos que estimulem práticas de ensino favoráveis à aprendizagem significativa de Matemática, sobretudo do conceito de número racional.

Biografia do Autor

Maria Cecília Pereira Santarosa, Universidade Federal de Santa Maria - RS

Doutora em Ensino de Física
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Alex Sandro Gomes Leão, Universidade Federal do Pampa - RS

Doutor em Educação em Ciências

Professor do Curso de Matemática da Universidade Federal do Pampa - RS.

Referências

ASSIS, J. S. (2022). Refletindo sobre o ensino de números racionais (Produto Educacional - Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. Recuperado de https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/27614/2/professoresensinonumerosracionais_produto.pdf.

Parâmetros Curriculares Nacionais. (1998). Estabelece parâmetros e diretrizes para o ensino e aprendizagem de cada área de ensino. Brasília, DF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf.

Base Nacional Comum Curricular. (2017). Define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidade da Educação Básica. Brasília, DF. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

CURTY, A. C. da S. (2016). Números racionais e suas diferentes representações (Dissertação de Mestrado em Matemática). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro. Recuperado de https://uenf.br/posgraduacao/matematica/wp-content/uploads/sites/14/2017/09/28042016Andreia-Caetano-da-Silva-Curty.pdf.

DINIZ, P. D. (2014). Ensino de Ciências e o diálogo da Teoria de Skinner: Epistemologia da pedagogia tradicional. Latin American Journal of Science Education. P. 1-6. Recuperado de http://www.lajse.org/may14/13013_Denilson.pdf.

DUARTE, C. E. de L. (2013) Conjuntos numéricos (Dissertação de Mestrado em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Recuperado de https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17017/1/CarlosELD_DISSERT.pdf.

DUVOISIN, I. A. (2013). Visões epistemológicas e suas implicações para o ensino da matemática (Objeto Educacional). Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS. Recuperado de http://www.sabercom.furg.br/handle/123456789/1679.

FERRÃO, N. S. & SANTAROSA, M. C. P. (2020). Mapas Conceituais para a compreensão de textos no âmbito de um curso de pós-graduação. Revista Eletrônica de Educação Matemática. V. 1, n. 1, p. 1-21. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e67861/43216.

FIORENTINI, D. (1995). Alguns modos de ver e conceber o ensino de Matemática no Brasil. Revista Zetetiké, N. 4, p. 1-37. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646877.

LIBÂNEO, J. C. (1985). Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola.

MARQUES, C. S., LEÃO, A. S. G., & CARPES, P. P. G. (2018). Números racionais: dificuldades de aprendizagem apontadas pelo professor. In Anais do 10º SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – SIEPE. Santana do Livramento, RS: Universidade Federal do Pampa. Recuperado de https://guri.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/16197/seer_16197.pdf.

MORAES, R. & GALIAZZI, M. do C. (2007). Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí.

MOREIRA, M. A. (1999). Teorias de Aprendizagem. São Paulo: EPU.

MOREIRA, M. A. (2006). A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. BRASÍLIA: Editora Universidade de Brasília.

MOREIRA, M. A. & MASINI, E. F. S. (1982). Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes.

NOVAK, J. D. (1984). Aprender a aprender. Tradução: Carla Valadares. Cambridge: Cambridge University press.

OLIVEIRA, J. N. de & ARAMAN, E. M. de O. (2017). Dificuldades na aprendizagem dos números racionais manifestadas por estudantes em dois níveis de escolaridade. Revista Paranaense de Educação Matemática. V. 6, n. 10, p. 175-203. Recuperado de http://funes.uniandes.edu.co/30052/1/Oliveira2017Dificuldades.pdf.

RODRIGUES, W. R. (2005). Números racionais: uma análise das concepções de alunos após o estudo formal (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. Recuperado de https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11114.

TAKAYA, C., CUNHA, C. R. da & VIEIRA, J. L. de A. (2015). UNIDADE DIDÁTICA - NÚMEROS RACIONAIS: representações fracionárias (Trabalho acadêmico). Universidade Federal de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.labeduc.fe.usp.br/wp-content/uploads/Unidade-Did%C3%A1tica-N%C3%BAmeros-racionais-1.pdf

Downloads

Publicado

2023-08-30

Edição

Seção

Artigos