Percepções de ensino e aprendizagem significativa do conceito de número racional na licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2023.e93879Palavras-chave:
Formação de Professores, Ensino de Matemática, Aprendizagem Significativa, Números RacionaisResumo
Apresentamos neste artigo os resultados e as reflexões a respeito das concepções expressas por professores de Matemática em formação inicial acerca dos processos de ensino e aprendizagem, com foco na aprendizagem significativa do conceito de número racional. Tais informações resultaram de uma pesquisa de mestrado, que ensejou oficinas para abordagem da Teoria da Aprendizagem Significativa - TAS de Ausubel com um grupo de licenciandos atuantes no PIBID, considerando os números racionais em suas diferentes representações e significados. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, que objetivou investigar, construir e possivelmente transformar concepções sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática de professores em formação inicial, tendo em vista a Teoria da Aprendizagem Significativa e suas implicações para a aprendizagem do conceito de número racional. Para tanto, recorremos a questionários e mapas conceituais para a coleta dos dados. Estes, por sua vez, foram analisados considerando, respectivamente, os pressupostos da Análise Textual Discursiva e as recomendações de Moreira (2010), além de alguns princípios da TAS. Os resultados indicam que é importante abordar a TAS nessa etapa da formação docente, promovendo concepções e contribuindo para a construção de conhecimentos matemáticos e teóricos que estimulem práticas de ensino favoráveis à aprendizagem significativa de Matemática, sobretudo do conceito de número racional.
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