Análise do modelo epistemológicos dominante para o ensino de cônicas em livros didáticos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e95781Palavras-chave:
Modelo Epistemológico De Referência, Teoria Antropológica Do Didático, CônicasResumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar uma investigação nos livros didáticos do ensino médio da rede pública paraense a fim de identificar o modelo epistemológico dominante na exposição do conteúdo de geometria analítica, em particular, o estudo da geometria das cônicas, tomando-se como referência a teoria antropológica do didático e o modelo epistemológico de referência desenvolvido por Benito (2019), em sua tese de doutorado. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. A escolha dos livros se deu de acordo com a aquisição dos mesmos na rede pública e com base no Programa Nacional do Livro Didático (2020). Buscamos ainda, realizar um levantamento de estudos científicos, para compreender de que forma a aprendizagem das cônicas desenvolve-se no Ensino Médio. Em relação às análises realizadas, identificamos que apesar de haver uma distinção entre a predileção dos autores a respeito de qual geometria trabalhar no ensino e na aprendizagem de cônicas, a geometria analítica se sobressai em relação à geometria sintética. Conclui-se assim, que o conteúdo sobre as Cônicas, ainda recebe um tratamento muito algebrizado na educação básica.
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