Uma abordagem didática para os números complexos a partir da história da matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96011Palavras-chave:
Números Complexos, História da Matemática no Ensino, Proposta DidáticaResumo
Este artigo tem como objetivo ressaltar a importância do ensino e da aprendizagem dos Números Complexos na Educação Básica, culminando na formulação de uma proposta didática com o uso metodológico da história da matemática. Ele segue uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento a pesquisa bibliográfica, desenvolvida em livros, dissertações, artigos, dentre outros, na qual foram reunidos diálogos conceituais, buscando responder algumas indagações, a saber: como se deu o surgimento dos Números Complexos? E, de que maneira a história da matemática pode ser usada como um recurso na concepção de uma proposta didática que promova a construção das noções matemáticas pelos estudantes durante a aprendizagem dos Números Complexos? Dessa forma, com o desenvolvimento desta pesquisa, pode-se destacar a importância do uso da história da matemática no ensino e na aprendizagem dos Números Complexos, ao contextualizar e atribuir significados ao conteúdo matemático. Em especial, a proposta didática com o uso metodológico da história da matemática, resultante desta pesquisa, intenciona despertar o interesse nos alunos pelo conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula, vislumbrando possibilidades de organização de métodos de ensino, baseados nas produções do campo da educação matemática, a fim de produzir uma aprendizagem satisfatória em relação aos objetos matemáticos estudados.
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