Realidade aumentada e História da Matemática: um estudo de caso no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96177Palavras-chave:
Realidade Aumentada, História da Matemática, Ensino de Matemática, Poliedros, Ensino FundamentalResumo
O uso de recursos tecnológicos faz parte da inclusão digital na escola, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental. Por isso, várias metodologias, por parte de diferentes professores, têm sido utilizadas para ajudar suas contribuições à aprendizagem em sala de aula. Neste trabalho, buscamos contribuir com essas discussões, tendo como base a Realidade Aumentada, a partir do Ensino de Matemática sobre a História da Matemática. O objetivo é investigar as construções dos Sólidos RA na Realidade Aumentada, sobretudo a inclusão da História da Matemática para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental no ensino de poliedros. Para fins de recorte e exemplificação, analisamos sobre os QR-Codes estruturados no aplicativo, amplamente usados nos anos finais do Ensino Fundamental com uso do tablet e incentivados pela história do surgimento desses objetos geométricos. Por meio de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, realizamos uma aplicação de cinco atividades divididas em três aulas teóricas e práticas com material impresso relativo aos códigos de cada poliedro. Como resultados, foi possível observar como participante da pesquisa o papel epistemológico desse tipo de aplicação para o Ensino de Matemática, considerando que são recursos tecnológicos que contribuem para incentivar diferentes pensamentos geométricos, embora seu papel principal seja o de auxiliar o estudante na visualização e entendimento da história entre outros aspectos cognitivos da matemática.
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