Realidade aumentada e História da Matemática: um estudo de caso no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96177

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, História da Matemática, Ensino de Matemática, Poliedros, Ensino Fundamental

Resumo

O uso de recursos tecnológicos faz parte da inclusão digital na escola, principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental. Por isso, várias metodologias, por parte de diferentes professores, têm sido utilizadas para ajudar suas contribuições à aprendizagem em sala de aula. Neste trabalho, buscamos contribuir com essas discussões, tendo como base a Realidade Aumentada, a partir do Ensino de Matemática sobre a História da Matemática. O objetivo é investigar as construções dos Sólidos RA na Realidade Aumentada, sobretudo a inclusão da História da Matemática para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental no ensino de poliedros. Para fins de recorte e exemplificação, analisamos sobre os QR-Codes estruturados no aplicativo, amplamente usados nos anos finais do Ensino Fundamental com uso do tablet e incentivados pela história do surgimento desses objetos geométricos. Por meio de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, realizamos uma aplicação de cinco atividades divididas em três aulas teóricas e práticas com material impresso relativo aos códigos de cada poliedro. Como resultados, foi possível observar como participante da pesquisa o papel epistemológico desse tipo de aplicação para o Ensino de Matemática, considerando que são recursos tecnológicos que contribuem para incentivar diferentes pensamentos geométricos, embora seu papel principal seja o de auxiliar o estudante na visualização e entendimento da história entre outros aspectos cognitivos da matemática.

Biografia do Autor

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFC. Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialização no Ensino de Matemática (ISEIB), Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIQ), Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE), Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (ÚNICA), Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (ÚNICA), Especialização em Docência no Ensino Superior (ÚNICA), Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Especialização em Educação Digital (SENAI-SC). Especializando em Ensino de Matemática: Anos Finais do Ensino Fundamental (UFPI), Licenciatura em Matemática (IFCE), Tecnólogo em Alimentos (CENTEC), Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Licenciando em Educação Física (UECE). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA).

Francisco Cleuton de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática no Programa de Pós-Graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Matemática pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2016). Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2021). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal do Ceará (2010). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Ensino de Matemática e Física. Professor efetivo de Matemática da rede municipal (SME Fortaleza). É colaborador no curso de Licenciatura em Matemática da UAB/UFC. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) da Universidade Estadual do Ceará. É membro do Grupo Tecendo Redes Cognitivas (G-Tercoa), vinculado à Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2024-09-17

Edição

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Artigos