Pensamento Geométrico: Uma investigação nos Anos Finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96457Palavras-chave:
Anos finais do ensino fundamental, Quadriláteros notáveis, Níveis, SubníveisResumo
Os quadriláteros notáveis são polígonos muito estudados na educação básica, principalmente no ensino fundamental. Isso suscitou o questionamento de “como alunos dos anos finais do ensino fundamental identificam e classificam os quadriláteros notáveis?”. Assim, neste trabalho, buscou-se respostas para essa questão por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para tanto, aplicou-se, em 2021, duas tarefas a Heitor e Luíza que pertenciam, respectivamente, ao 7º e 8º ano do ensino fundamental. Na análise dos registros desses alunos utilizou-se as definições e as propriedades dos quadriláteros notáveis propostas por Costa e Pinho, Batista e Carvalho, o que contribuiu para classificar os sujeitos da pesquisa nos níveis de Van Hiele, segundo Nasser e Tinoco, e nos subníveis de Battista, os quais se complementam no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos de geometria, neste caso, quadriláteros notáveis.
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