Uma análise da história da matemática presente em livros didáticos na perspectiva da decolonialidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96561Palavras-chave:
História da Matemática, Livros didáticos, Perspectiva decolonialResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o modo como a História da Matemática tem sido apresentada em uma coleção de livros didáticos a partir de uma perspectiva decolonial. Para isso, escolhemos a coleção de livros Matemática Interligada, do ano 2020, da Editora Scipione, composta de seis volumes, distribuída em escolas públicas do estado do Maranhão. Em nossas discussões, observamos que a presença da História da Matemática é ponto comum e naturalizado, e é frequente que tais eventos estejam associados a matemáticos europeus e suas descobertas, criando a impressão de que todo conhecimento matemático surge a partir de um único indivíduo. No entanto, é fundamental reconhecer que o desenvolvimento da matemática ocorreu em todo o mundo de maneiras diversas, envolvendo tanto homens quanto mulheres, e não se limitou apenas ao contexto europeu.
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