Uma análise da história da matemática presente em livros didáticos na perspectiva da decolonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96561

Palavras-chave:

História da Matemática, Livros didáticos, Perspectiva decolonial

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o modo como a História da Matemática tem sido apresentada em uma coleção de livros didáticos a partir de uma perspectiva decolonial.  Para isso, escolhemos a coleção de livros Matemática Interligada, do ano 2020, da Editora Scipione, composta de seis volumes, distribuída em escolas públicas do estado do Maranhão. Em nossas discussões, observamos que a presença da História da Matemática é ponto comum e naturalizado, e é frequente que tais eventos estejam associados a matemáticos europeus e suas descobertas, criando a impressão de que todo conhecimento matemático surge a partir de um único indivíduo. No entanto, é fundamental reconhecer que o desenvolvimento da matemática ocorreu em todo o mundo de maneiras diversas, envolvendo tanto homens quanto mulheres, e não se limitou apenas ao contexto europeu.

 

Biografia do Autor

Leticia Baluz, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Matemática, São Luís, Brasil.

Benjamim Cardoso da Silva Neto, Instituto Federal do Maranhão

Doutor

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

São Raimundo das Mangabeiras, Maranhão, Brasil

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Publicado

2024-09-25

Edição

Seção

Artigos