Abordagem das demonstrações matemáticas em sala de aula: da Resolução de Problemas à Abstração Reflexionante
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96879Palavras-chave:
Demonstrações matemáticas, Resolução de Problemas, Abstração ReflexionanteResumo
Este texto se propõe a construir uma base teórica que justifique o desenvolvimento de atividades envolvendo demonstrações matemáticas, nas aulas de matemática da educação básica, à luz da metodologia ativa conhecida como Resolução de Problemas e da Epistemologia Genética desenvolvida por Jean Piaget, mais precisamente sobre os aspectos da abstração reflexionante e da tomada de consciência. Estes conceitos, na visão de Piaget, estão diretamente ligados com a matemática, com o raciocínio lógico-matemático e com o conhecimento matemático desenvolvido pelo sujeito. Os conceitos de argumentação, prova e demonstração matemática aqui utilizados são baseados nos trabalhos desenvolvidos por Nicolas Balacheff, que pesquisa sobre esta temática desde 1987 até os dias atuais. No que concerne à defesa do uso da metodologia de Resolução de Problemas, como uma técnica para o desenvolvimento das demonstrações matemáticas e, consequentemente, para a construção do conhecimento matemático, será utilizada a base teórica desenvolvida pelo matemático George Polya.
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