Um estudo meta-analítico sobre terminologias e fundamentações teórico-metodológicas para os Laboratórios associados à Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96992

Palavras-chave:

Laboratório, Matemática, Meta-análise, Terminologia, Fundamentação teórico-metodológica

Resumo

Neste artigo, apresentamos os frutos de uma produção meta-analítica de trabalhos acadêmicos inventariados em uma investigação de doutorado, cujo objetivo foi ampliar as compreensões sobre laboratórios associados à Matemática, presentes em dissertações de mestrado e teses de doutorado, produzidas no Brasil, entre 1983 e 2022. A análise de variáveis previamente definidas permitiu o estudo em duas dimensões: a terminológica (como foram nomeados) e a teórico-metodológica (como fundamentaram suas práticas). Na primeira parte do estudo, identificamos que mais da metade dos trabalhos analisados não apresentaram argumentação para escolha da terminologia utilizada para os laboratórios. Na segunda parte, após a elaboração de um ranqueamento das citações às obras de referências utilizadas nos trabalhos estudados, constatamos que apenas um terço das produções acadêmicas estudadas não apresentou nenhuma argumentação metodológica ligada ao uso do laboratório.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Carlos Eduardo de Oliveira
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
E-mail: carlos.eduardo@pesqueira.ifpe.edu.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5824-2211
Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3674725620055994

José Luiz Cavalcante, Universidade Estadual da Paraíba

José Luiz Cavalcante
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
E-mail: zeluiz.edmat@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2814-9264.
Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8710332691223939

Vladimir Lira Veras Xavier Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em Sciences de l'Éducation pela Universidade Lumière Lyon 2 (em cotutela).
Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
E-mail: vladimir.andrade@ufrpe.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2679-2187
Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0444049669138617

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Publicado

2024-08-22

Edição

Seção

Artigos