Um estudo meta-analítico sobre terminologias e fundamentações teórico-metodológicas para os Laboratórios associados à Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e96992Palavras-chave:
Laboratório, Matemática, Meta-análise, Terminologia, Fundamentação teórico-metodológicaResumo
Neste artigo, apresentamos os frutos de uma produção meta-analítica de trabalhos acadêmicos inventariados em uma investigação de doutorado, cujo objetivo foi ampliar as compreensões sobre laboratórios associados à Matemática, presentes em dissertações de mestrado e teses de doutorado, produzidas no Brasil, entre 1983 e 2022. A análise de variáveis previamente definidas permitiu o estudo em duas dimensões: a terminológica (como foram nomeados) e a teórico-metodológica (como fundamentaram suas práticas). Na primeira parte do estudo, identificamos que mais da metade dos trabalhos analisados não apresentaram argumentação para escolha da terminologia utilizada para os laboratórios. Na segunda parte, após a elaboração de um ranqueamento das citações às obras de referências utilizadas nos trabalhos estudados, constatamos que apenas um terço das produções acadêmicas estudadas não apresentou nenhuma argumentação metodológica ligada ao uso do laboratório.
Referências
Charaudeau, P. (2005). Uma análise semiolingüística do texto e do discurso. In M. A. L. Pauliukonis & S. Gavazzi. (Eds.), Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. (pp. 11–27). Rio de Janeiro: Lucerna. Recuperado de https://cutt.ly/U255eJ3
Ewbank, W. A. (1971). The Mathematics Laboratory: What? Why? When? How? The Arithmetic Teacher – JSTOR/NCTM, 18(8), 559–564. Recuperado de https://goo.gl/aQnNhq
Fiorentini, D. (1993). Memória e análise da pesquisa acadêmica em educação matemática no Brasil: o banco de teses do CEMPEM/FE-UNICAMP. Zetetiké, 1(1), 55-76. Recuperado de https://cutt.ly/V26op1r
Fiorentini, D. & Lorenzato, S. (2006). Investigação em Educação Matemática (1ª ed). Campinas: Autores Associados.
Guérios, E. C. (2002). Espaços oficiais e intersticiais da formação docente: histórias de um grupo de professores na área de ciências e matemática (Tese de Doutorado em Educação). Universidade Estadual Campinas, Campinas.
Kilpatrick, J. (1996). Ficando estacas: uma tentativa de demarcar a educação matemática como campo profissional científico. Zetetiké, 4(1), 99-120. https://doi.org/10.20396/zet.v4i5.8646867
Kline, M. (1976). O fracasso da Matemática Moderna. São Paulo: Ibrasa.
Lorenzato, S. (Ed.). (2006a). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores (1ª ed). Campinas: Autores Associados.
Lorenzato, S. (2006b). Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In S. Lorenzato. (Ed.), O Laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. (1ª ed, pp. 3-37). Campinas: Editores Associados.
Oliveira, A. M. N. (1983). Laboratório de Ensino e aprendizagem em Matemática: As razões de sua necessidade (Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
FULANOS (2023) >>> Referência ausente para não identificar os autores deste artigo <<<
Ribeiro, A. L. A. (2019). A utilização do Laboratório de Educação Matemática na escola: experiências com professores que ensinam matemática (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Rodrigues, F. C. (2011). Laboratório de Educação Matemática: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professores (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Rodrigues, F. C. & Gazire, E. S. (2015a). Laboratório de Educação Matemática na Formação de Professores. Curitiba: Appris.
Rodrigues, F. C. & Gazire, E. S. (2015b). Os diferentes tipos de abordagem de um laboratório em matemática e suas contribuições para a formação de professores. REVEMAT, 10 (1), 114-131. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n1p114.
Santos, M. G. (2018). Laboratório de Educação Matemática “Zaíra da Cunha Melo Varizo”: Um mosaico sobre a formação de professores no IME/UFG (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
Saussure, F. (2006). Curso de Linguística Geral. Tradução: Antônio Chelini, José Paulo Paes, Izidoro Blikstein. (27ª ed.). São Paulo: Cultrix.
Tahan, M. (1962). Didática da Matemática (Vol. 2). São Paulo: Saraiva.
Turrioni, A. M. S. (2004). O Laboratório de Educação Matemática na formação inicial de professores (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.
Turrioni, A. M. S. & Perez, G. (2006). Implementando um laboratório de educação matemática para apoio na formação de professores. In S. Lorenzato. (Ed.), O Laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. (1ª ed, pp. 57-76). Campinas: Editores Associados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carlos Eduardo de Oliveira, José Luiz Cavalcante, Vladimir Lira Veras Xavier Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).