Narrativas de professores que ensinam matemática: rumos e movimentos de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97121

Palavras-chave:

Narrativas, Educação Matemática, Formação de Professores

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar o cenário da produção científica sobre as narrativas de professores que ensinam Matemática. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, considerando o período de 2012 a 2022. A pesquisa possui abordagem qualitativa e o corpus de dados está composto por dezesseis trabalhos selecionados, analisados à luz da espiral de Creswell (2014). As discussões contemplam estudos teóricos e empíricos escritos em língua portuguesa, com foco em professores que ensinam Matemática em formação inicial ou continuada, que utilizaram narrativas como instrumento de produção de dados. Os resultados revelaram que a História Oral e a Pesquisa Narrativa foram as metodologias mais utilizadas pelos pesquisadores da Educação Matemática. A Análise Narrativa também se destacou como uma opção analítica comumente empregada. As entrevistas, em suas diversas formas, foram os instrumentos mais adotados para a produção de dados. Com base nas evidências encontradas, conclui-se que as narrativas de professores que ensinam Matemática, no contexto da pesquisa científica, desempenham um papel importante na promoção da autonomia docente e no aprimoramento da prática pedagógica. O uso de narrativas como recurso de pesquisa contribui para uma compreensão mais aprofundada das experiências dos professores e para o desenvolvimento do campo da Educação Matemática.

Biografia do Autor

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Pedagogia (UNL). Especialista em Neuropsicopedagogia (UNL), Didática do Ensino Superior (UNL) e Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos (UEA). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia (UEA). Doutorando em Ensino Tecnológico (IFAM). Professor Assistente do Departamento de Métodos e Técnicas (DMT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem interesse em pesquisas sobre Formação de Professores, Professores que ensinam Matemática e Narrativas (auto)biográficas.

 

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Possui Doutorado em Linguística (2009) e Mestrado em Linguística (2005), na área de Variação e Ensino, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É professora titular do Departamento Acadêmico de Educação Básica e Formação de Professores e do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Atua como coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro. É membro do Grupo de Pesquisa de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino. Atualmente, é editora da Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico.

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2024-08-22

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Artigos