Conexões entre neurociência, aprendizagem significativa e resolução de problemas: uma proposta para o ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97332Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa, Neurociência, Resolução de ProblemasResumo
Este artigo tem como proposta estudar uma possível relação entre os conhecimentos oriundos da neurociência e a Teoria da Aprendizagem Significativa formulada por David Ausubel. O objetivo é verificar uma possível conexão entre esses dois campos de estudo para facilitar o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, utilizando a resolução de problemas como um possível caminho. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e os resultados demonstraram que a resolução de problemas pode satisfazer as condições propostas na teoria ausubeliana para a aprendizagem significativa. Outrossim, a utilização de situações problema pode mobilizar diferentes estruturas neurais, sendo portanto capaz de dinamizar o ensino de Matemática a partir dos conhecimentos neurocientíficos significativa. Por fim, o trabalho aponta para a necessidade de outros estudos sobre o tema e aprofundamento sobre as conexões entre a neurociência e a Teoria da Aprendizagem Significativa.
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