Uma abordagem acerca de aspectos antropológicos presentes em pesquisas brasileiras no contexto da educação matemática à luz da Teoria Antropológica do Didático
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e97Palavras-chave:
Antropologia, Educação Matemática, Revisão sistemáticaResumo
Neste texto, são revelados intercâmbios entre alguns traços da antropologia e elementos inerentes aos processos de Ensino e Aprendizagem da matemática que vivem em investigações subsidiadas por elementos da Teoria Antropológica do Didático. Buscou-se, essencialmente respostas à seguinte questão: Que manifestações antropológicas caracterizam pesquisas brasileiras no contexto da Educação Matemática sob os pressupostos da Teoria Antropológica do Didático? Para a construção dessas respostas, foi eleito como suporte metodológico uma das etapas da revisão sistemática constituída a saber: I – Objetivo e pergunta: como subsídio na produção e análise de dados, objetivou-se mergulhar em diferentes escolhas no contexto da Teoria Antropológica do Didático, norteadas por distintas concepções reveladas em teses defendidas no período compreendido entre 2018 e 2023. As análises realizadas permitem identificar elementos e traços que revelam o potencial do aporte antropológico intrínseco as investigações que se debruçaram sobre os diferentes temas de investigação.
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