O saber ângulo em um livro didático do 6º ano: um olhar através da praxeologia matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e97696Palavras-chave:
Ângulo, Livro didático, Praxeologia matemáticaResumo
Este estudo teve como objetivo analisar a abordagem do saber ângulo em um livro didático de matemática do 6º ano do ensino fundamental, mais adotado no Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD (2020). Dessa forma, como suporte teórico-metodológico apoiamo-nos nas concepções da Teoria Antropológica do Didático – TAD, criada por Yves Chevallard, com o intuito de estudar o homem frente a situações matemáticas e a ação humana sujeita das práticas institucionais. A metodologia apresenta uma abordagem qualitativa, com análise documental, na qual mapeamos as tarefas presentes no livro didático mais adotado e, em seguida, caracterizamos a organização matemática localizada nos capítulos referentes ao saber supracitado. Os resultados indicaram que o capítulo do livro didático analisado apresenta 14 itens referentes ao saber ângulo, os quais pertencem a 2 tipos de tarefas, sendo sete ao TR – Reconhecer ângulos em situações cotidianas; e sete ao TD – Determinar a medida da abertura do ângulo de uma figura ou região. Logo, destacamos que o subtipo de maior expressão foi TD3 – Determinar a medida da abertura do ângulo de uma figura ou região utilizando transferidor e em relação a técnica está associada ao posicionamento do transferidor, a fim de identificar na escala o número interceptado pelo outro lado do ângulo. Logo, o bloco tecnológico-teórico se justifica através do axioma da medição de ângulos por meio das grandezas e medidas. Assim, neste ano de escolarização temos uma forte associação entre a geometria e as grandezas e medidas, que são interligadas através das grandezas geométricas.
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