Linguagem Probabilística: O significado do vocábulo “incerteza” por alunos do nono ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e98107

Palavras-chave:

Linguagem probabilística, Conceito de incerteza, Ensino Fundamental, Análise Textual Multivariada

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar a linguagem utilizada por alunos do nono ano do Ensino Fundamental referente à noção do vocábulo “Incerteza”, a partir do conhecimento do dia a dia e/ou do que aprenderam na escola. Consequentemente as análises obtidas farão parte da elaboração de atividades que comporão um livro paradidático para apoiar o ensino de conteúdo probabilístico. Assim, estabeleceu-se para esse estudo a seguinte questão de pesquisa: Como a identificação da linguagem probabilística contribuirá para conduzir o processo ensino e aprendizagem de probabilidade no nono ano do Ensino Fundamental? Esta pesquisa foi do tipo exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa por meio de questionário disponibilizado no Google Forms e analisado pelo software IraMuTeQ (Interface R para Texto Multidimensional e Análise de Questionário), em que foram realizadas análises multivariadas (similitude) para reconhecer a linguagem probabilística desse grupo de alunos. Os resultados mostram que esse grupo de alunos indica noções sobre a incerteza partindo de uma linguagem coloquial, intuitiva ou mesmo sobre significados estabelecidos por dicionários da língua portuguesa. Mais especificamente, considera-se que o significado intuitivo se constitui como um elemento central e básico, uma vez que se refere àqueles termos comumente usados ​​para se referir à incerteza ou mesmo ao próprio significado da palavra e expressar por meio de frases coloquiais a quantificação e o grau de crença em relação a eventos incertos.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor associado do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade federal do ABC - UFABC. É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística e Matemática desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. É coordenador dos seguintes projetos de pesquisa: A utilização da metodologia de resolução de problemas no ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória na Educação Básica e Avaliação das atitudes em relação ao ensino de Estatística de alunos do Bacharelado em Ciências e Tecnologia - BCT da disciplina de Introdução à Probabilidade e Estatística - IPE da Universidade Federal do ABC - UFABC. O foco dos trabalhos relaciona-se com as concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade, Estatística e Matemática, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, jogos pedagógicos, tecnologias digitais contribuindo para o ensino e a história do ensino de Estatística.

Anneliese de Oliveira Lozada, Universidade Federal do ABC

Doutoranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC, integra o GEEM (Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - certificado junto ao CNPq) da UFABC sob a coordenação do prof Dr Ailton Paulo de Oliveira Junior. Possui graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica pelo Centro Universitário da FEI e Licenciatura Plena em Matemática, Mestrado em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC, Especialização em Matemática Aplicada, tendo iniciado Mestrado em Engenharia Biomédica. Possui experiência nas áreas de Engenharia Automotiva e Engenharia Clínica, atuando na manutenção de equipamentos industriais da indústria automotiva, na aquisição e manutenção de equipamentos médico-hospitalares-odontológicos. Possui experiência como docente no Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior (nos Cursos de Engenharia). Na área de Ensino de Engenharia, interessa-se por pesquisas voltadas à projetos de inovação, criatividade e desenvolvimento. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, com interesse nos seguintes temas: Museus de Ciências, Argumentação no Ensino de Ciências, Alfabetização Científica e Tecnológica, CTSA. Em Educação Matemática, interessa-se pelo ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica e a utilização das TDICs no processo ensino-aprendizagem, além de temas relacionados à Cálculo e Geometria e aos conhecimentos matemáticos das turmas de EJA e interdisciplinaridade. É a idealizadora, criadora e coordenadora do Projeto Roskosmos (desde 2015) voltado para os cursos de Engenharia.

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Publicado

2024-08-22

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Artigos