Linguagem Probabilística: O significado do vocábulo “incerteza” por alunos do nono ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e98107Palavras-chave:
Linguagem probabilística, Conceito de incerteza, Ensino Fundamental, Análise Textual MultivariadaResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar a linguagem utilizada por alunos do nono ano do Ensino Fundamental referente à noção do vocábulo “Incerteza”, a partir do conhecimento do dia a dia e/ou do que aprenderam na escola. Consequentemente as análises obtidas farão parte da elaboração de atividades que comporão um livro paradidático para apoiar o ensino de conteúdo probabilístico. Assim, estabeleceu-se para esse estudo a seguinte questão de pesquisa: Como a identificação da linguagem probabilística contribuirá para conduzir o processo ensino e aprendizagem de probabilidade no nono ano do Ensino Fundamental? Esta pesquisa foi do tipo exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa por meio de questionário disponibilizado no Google Forms e analisado pelo software IraMuTeQ (Interface R para Texto Multidimensional e Análise de Questionário), em que foram realizadas análises multivariadas (similitude) para reconhecer a linguagem probabilística desse grupo de alunos. Os resultados mostram que esse grupo de alunos indica noções sobre a incerteza partindo de uma linguagem coloquial, intuitiva ou mesmo sobre significados estabelecidos por dicionários da língua portuguesa. Mais especificamente, considera-se que o significado intuitivo se constitui como um elemento central e básico, uma vez que se refere àqueles termos comumente usados para se referir à incerteza ou mesmo ao próprio significado da palavra e expressar por meio de frases coloquiais a quantificação e o grau de crença em relação a eventos incertos.
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