Formulação de Problemas: um comparativo entre diferentes níveis educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e98508Palavras-chave:
Elaboração de Problemas, Resolução de Problemas, Ensino de funçõesResumo
A Formulação de Problemas (FP) no contexto escolar acontece quando o estudante usa sua criatividade para reformular ou criar seus próprios problemas relacionados aos conteúdos matemáticos abordados em sala de aula e, por meio dela, tem a oportunidade de explorar seus próprios interesses, tornando o processo de criação significativo e proveitoso. Este trabalho apresenta uma comparação entre os problemas formulados por bolsistas de Iniciação Científica (IC) que pesquisaram sobre FP e três grupos de estudantes que não tiveram contato prévio com essa teoria: alunos de Cálculo da graduação, da pós-graduação em Matemática e monitores de Cálculo. As situações-problema eram semiestruturadas e abordavam o tema de funções. A análise das atividades, comparando a estrutura do problema formulado com a situação descrita, mostrou que o percentual dos problemas criados pelas alunas de IC e pelos alunos de pós-graduação que atendiam completamente à proposta foi de 100 % e 83,3 %, respectivamente, enquanto pelos alunos de Cálculo e pelos monitores foi 40 % e 37,5 %, respectivamente. Com base nessa experiência, podemos inferir que as estudantes de IC que tiveram contato teórico prévio com FP e os alunos de pós-graduação, que eram todos professores e têm a experiência e o amadurecimento do conteúdo, obtiveram melhores resultados nas atividades.
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