O desenvolvimento profissional de professores do ensino superior: uma revisão de literatura sobre os formadores de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e98575

Palavras-chave:

Formação continuada, Professores Formadores, Curso Superior de Matemática

Resumo

O presente artigo aborda sobre a formação de professores, especificamente  os que lecionam no curso superior de matemática. A pesquisa se constitui com um estudo de da revisão de literatura tendo como corpus de análise teses, dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e artigos disponíveis na plataforma de pesquisa google scholar, esta última devido a abrangência dos resultados que ela possui. A busca realizada na BDTD foram usados os descritores 1. "Professor de matemática do ensino superior" and "formação continuada"; 2."Professor de matemática" and "ensino superior" and "autoformação e 3. "Professor de matemática" and "ensino superior" and "desenvolvimento profissional"  enquanto que no Google scholar , foram usados os descritores "Professor de matemática" and "ensino superior" and "desenvolvimento profissional" and "Moçambique". Cujos resultados constam da tabela 1 e do parágrafo a seguir a tabela. Após lidos os títulos, os resumos, a introdução e as conclusões, selecionamos 12 trabalhos sendo 6 para cada base que estão relacionados com o objeto de estudo. Os 12 trabalhos  selecionados foram agrupados em duas categorias sendo i) construção da identidade profissional e profissionalidade docente do professor de matemática; ii) desenvolvimento profissional do professor formador. Ao estabelecer uma síntese, a partir da interpretação destas duas categorias, compreendemos que a formação continuada de professores formadores do ensino superior deve ocorrer no dia a dia e de forma continua. Este processo formativo deve ocorrer por meio de desenvolvimento de atividades, seja de pesquisa individual ou coletiva na partilha com outros formadores, envolvendo estudantes e assumindo o exercício reflexivo e crítico de suas práticas: profissional e pedagógica.

Biografia do Autor

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Desde 2014 é coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

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Publicado

2025-09-09

Edição

Seção

Artigos