O desenvolvimento profissional de professores do ensino superior: uma revisão de literatura sobre os formadores de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e98575Palavras-chave:
Formação continuada, Professores Formadores, Curso Superior de MatemáticaResumo
O presente artigo aborda sobre a formação de professores, especificamente os que lecionam no curso superior de matemática. A pesquisa se constitui com um estudo de da revisão de literatura tendo como corpus de análise teses, dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e artigos disponíveis na plataforma de pesquisa google scholar, esta última devido a abrangência dos resultados que ela possui. A busca realizada na BDTD foram usados os descritores 1. "Professor de matemática do ensino superior" and "formação continuada"; 2."Professor de matemática" and "ensino superior" and "autoformação e 3. "Professor de matemática" and "ensino superior" and "desenvolvimento profissional" enquanto que no Google scholar , foram usados os descritores "Professor de matemática" and "ensino superior" and "desenvolvimento profissional" and "Moçambique". Cujos resultados constam da tabela 1 e do parágrafo a seguir a tabela. Após lidos os títulos, os resumos, a introdução e as conclusões, selecionamos 12 trabalhos sendo 6 para cada base que estão relacionados com o objeto de estudo. Os 12 trabalhos selecionados foram agrupados em duas categorias sendo i) construção da identidade profissional e profissionalidade docente do professor de matemática; ii) desenvolvimento profissional do professor formador. Ao estabelecer uma síntese, a partir da interpretação destas duas categorias, compreendemos que a formação continuada de professores formadores do ensino superior deve ocorrer no dia a dia e de forma continua. Este processo formativo deve ocorrer por meio de desenvolvimento de atividades, seja de pesquisa individual ou coletiva na partilha com outros formadores, envolvendo estudantes e assumindo o exercício reflexivo e crítico de suas práticas: profissional e pedagógica.
Referências
Alrø, H., & Skovsmose, O. (2006). Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Bragança, I. F. D. S. (2012). Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ.
Cotrim, F. S. (2022). O conhecimento do professor de matemática que atua em cursos de graduação em engenharia com inovações curriculares (Tese de doutorado em Ensino de ciências e Matemática). Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Coura, F. C. F. (2018). Desenvolvimento profissional de formadores de professores de Matemática que são investigadores da docência (Tese do doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.
Coura, F. C. F., & Passos, C. L. B. (2017). Estado do conhecimento sobre o formador de professores de Matemática no Brasil. Zetetiké, 25(1), 7-26.
da Cunha, M. I. (2004). Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Educação, 27(54), 525-536.Recuperadoem https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/397/294
da Cunha, M. I. (2018). Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, 41(1), 6-11. recuperado em da Cunha, M. I. (2018). Docência na Educação Superior: a professoralidade em construção. Educação, 41(1), 6-11. recuperado em https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29725/16841
D’Ambrósio, U. (2009). Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas-SP: Papirus Editora
Fiorentini, D. (2013). A Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos, 11, 61-82.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra.
Freitas, B. M. (2020). A construção da identidade profissional docente a partir das histórias de vida de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica da UNILAB (dissertação de Mestrado em Educação). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Matavele, H. J., Roldão, M. D. C., & Costa, N. (2019). Construção da profissionalidade docente na formação inicial de professores do ensino básico em Moçambique: perspetivas de formadores de professores. Revista Brasileira de Educação, v.24, e240036, 1-25.
Milani, R. (2015). O processo de aprender a dialogar por futuros professores de matemática com seus alunos no estágio supervisionado (Tese do doutorado em Educação Matemática), Universidade Federal Paulista, Rio Claro-SP
Nascimento, F. J. D., Castro, E. R., Leite, L. R., & Lima, M. S. L. (2021). O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática. Praxis educativa, v.16. 1-14
Cunha Neto, J. H. D. (2016). A identidade profissional dos professores formadores nos cursos de licenciatura em matemática (Dissertação de Mestrado em Educação). Universidade do Triangulo Minero, Uberaba
Pimenta, S, G., &Ghedin, E. (2012). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo:Cortez.
Rodrigues, M. J., Martins, C., Santos, D., Zilhão, L., & Almoço, R. (2019). Supervisão pedagógica de professores na Universidade Pedagógica de Moçambique: averiguando opiniões. In International Conference on Innovation, Documentation and Education (pp. 1099-1108). Editorial UniversitatPolitècnica de València.
Romanowski, J. P., &Ens, R. T. (2006). As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Revista diálogo educacional, 6(19), 37-50.
Santos, L., Serrazina, L., & Martinho, M. H. (2022). Estudos sobre o professor que ensina Matemática ao longo de 30 anos na revista Quadrante. Quadrante, 31(2), 94-121.
Sicardi, B. C. M. (2008). Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matemática (Tese de doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.
Utsumi, L. M. S. (2016). Um estudo sobre os saberes formativos do formador de professores de Matemática do curso de Licenciatura em Pedagogia (Tese de doutorado em Educação). Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo-SP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Oniva João Mboa, Geide Rosa Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).
