Transformando desafios em conquistas: formação continuada em matemática para professores da EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e98962

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos (EJA), Formação Continuada, Educação Matemática, Metodologias Inclusivas

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) emerge como uma trilha essencial para jovens, adultos e idosos que, por diversas razões, interromperam seus percursos educacionais. Este sistema visa prover um ensino de qualidade, reconhecendo a complexidade desse público diversificado. Destaca-se a crucial importância de instrutores com formação específica para a EJA, ressaltando a necessidade premente de abordar estratégias voltadas à formação continuada no ensino de Matemática. Este estudo de mestrado concentra-se no cenário do ensino de Matemática na EJA, destacando a implementação de oficinas adaptadas à formação inicial de professores, frequentemente graduados em Pedagogia e, muitas vezes, desprovidos de abordagens específicas em Matemática, como álgebra, geometria e tópicos numéricos. O problema de pesquisa busca avaliar o impacto da formação continuada na prática dos professores generalistas ao lidar com conteúdos matemáticos. As oficinas, meticulosamente estruturadas com base nas habilidades críticas identificadas pela Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE), aplicada pela rede municipal de Manaus/Amazonas, almejam fomentar diálogos e reflexões em torno de metodologias inclusivas alinhadas às demandas específicas da EJA. Incorporando metodologias ativas e respaldadas pelo levantamento das habilidades críticas sob o prisma da psicometria, buscando preencher lacunas na formação matemática dos professores. Os resultados preliminares indicam impactos positivos na prática docente, sugerindo avanços significativos a partir da implementação dessa formação continuada. Este estudo visa contribuir no aprimoramento do ensino de Matemática na EJA, propiciando uma educação inclusiva e qualitativa

Biografia do Autor

Bruno Thayguara de Oliveira Ribeiro, Secretaria da Educação

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), graduado em Física pelo Centro Universitário ETEP, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática para ensino fundamental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Especialização em Metodologia do Ensino de Jovens e Adultos pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Ulbra- Canoas. Tem experiência com ensino de Matemática, Física e ensino da Matemática para Educação de Jovens e Adultos (EJA), atuou na gravação de aulas para o projeto Aula em Casa da Secretaria Municipal de Educação, experiência em elaboração de item para avaliações em larga escala com curso de formação na área, atuou na Divisão de Avaliação de Monitoramento como elaborador e revisor de itens da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE), elaboração dos cadernos de habilidades e competências para rede municipal de ensino, atua na formação de professores voltadas para as habilidades da Base Nacional Curricular Comum-BNCC (capital e interior), atua na formação de professores para as novas habilidades do SAEB, pesquisou sobre o ensino da Matemática voltada para EJA no município de Manaus e promoveu formações com o público da Divisão Distrital Zonal Leste II, atuou na elaboração do currículo municipal escolar da rede municipal de Manaus em 2020 e da elaboração da proposta curricular de Matemática para EJA da rede municipal do ensino, tem experiência com análise de itens através das teorias da Psicometria com ênfase na Teoria Clássica de Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI), elaboração de sequência didática de Matemática para rede municipal de Manaus. Têm experiência com: Ensino da Matemática, EJA, Avaliação em Larga Escala, Análise Psicométrica, Formação de Professores, Elaboração e Revisão de itens, Elaboração de Currículo e Materiais didáticos voltados para Educação Matemática na EJA.

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna na Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada e Ensino e Aprendizagem. É secretária do Comitê Interamericano de Educação Matemática (CIAEM), gestão 2019-2023. É Diretora Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), gestão 2022-2025. Pesquisadora Bolsa Produtividade do CNPq, nível 2.

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Publicado

2024-11-08

Edição

Seção

Artigos