Transformando desafios em conquistas: formação continuada em matemática para professores da EJA
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e98962Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA), Formação Continuada, Educação Matemática, Metodologias InclusivasResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) emerge como uma trilha essencial para jovens, adultos e idosos que, por diversas razões, interromperam seus percursos educacionais. Este sistema visa prover um ensino de qualidade, reconhecendo a complexidade desse público diversificado. Destaca-se a crucial importância de instrutores com formação específica para a EJA, ressaltando a necessidade premente de abordar estratégias voltadas à formação continuada no ensino de Matemática. Este estudo de mestrado concentra-se no cenário do ensino de Matemática na EJA, destacando a implementação de oficinas adaptadas à formação inicial de professores, frequentemente graduados em Pedagogia e, muitas vezes, desprovidos de abordagens específicas em Matemática, como álgebra, geometria e tópicos numéricos. O problema de pesquisa busca avaliar o impacto da formação continuada na prática dos professores generalistas ao lidar com conteúdos matemáticos. As oficinas, meticulosamente estruturadas com base nas habilidades críticas identificadas pela Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE), aplicada pela rede municipal de Manaus/Amazonas, almejam fomentar diálogos e reflexões em torno de metodologias inclusivas alinhadas às demandas específicas da EJA. Incorporando metodologias ativas e respaldadas pelo levantamento das habilidades críticas sob o prisma da psicometria, buscando preencher lacunas na formação matemática dos professores. Os resultados preliminares indicam impactos positivos na prática docente, sugerindo avanços significativos a partir da implementação dessa formação continuada. Este estudo visa contribuir no aprimoramento do ensino de Matemática na EJA, propiciando uma educação inclusiva e qualitativa
Referências
Bitão, P. F. C. R., & Ferreira, G. S. S. (2015). A matemática na EJA: a importância do estudo de metodologias de ensino na formação inicial dos professores. Revista Científica Interdisciplinar. ISSN, 2358, 8411.
Caldeira, A. M. S. (2000). A história de vida como instrumento para compreensão do processo de construção da identidade docente. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 10.
Charlot, B. (2009). Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Bookman Editora.
CEMBRANEL, S. M. (2009). O ensino e a aprendizagem da Matemática na EJA. Bento Gonçalves, RS.
DUBAR, C. (2009). A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução de Annette Pierrette R. Botelho, Estela Pinto Ribeiro Lamas. Porto: Ed. Porto, 1997. _. A crise das identidades: A interpretação de uma mutação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
Di Pierro, M. C., Joia, O., & RIBEIRO, V. (2001). Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, 21, 58-77.
Fonseca, M. C. F. R. (2005). Educação de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Coleção Tendências em Educação Matemática.
Gadotti, M. (2009). Educação de adultos como direito humano. Editora e Livraria Instituto Paulo Freire.
Leite, S. F. (2013). O direito à Educação Básica para Jovens e Adultos da Modalidade EJA no Brasil: um resgate histórico e legal. Editora CRV.
da Silva Leite, S. A. (2016). Afetividade e letramento na educação de jovens e adultos EJA. Cortez Editora.
Lopesi, M. J. R., Limaii, N. L. G., & Almeida, D. M. Práticas Educativas, Memórias E Oralidades.
Manaus. (2021). Matrizes de referência preliminares da avaliação de desempenho do estudante - ADE -Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional de Manaus – SADEM documento de referência. Semed Manaus. Recuperado de
https://drive.google.com/file/d/1NKg-xnHY_oJpo3eJIUq8ZXPT-_xVzgSE/view
De Oliveira, E. A. (2014). Centro De Educação Programa De Pós-Graduação Do Mestrado Acadêmico Em Educação Mestrado Acadêmico Em Educação (Doctoral Dissertation, Instituto Federal Do Ceará).
Passos, M. M., Fidelis, R., & Mora, R. (2013). Aulas de Matemática na EJA: o que pensam os professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 6(1).
Porcaro, R. C. (2011). Caminhos e desafios da formação de educadores de jovens e adultos. (Tese de doutorado). Belo Horizonte, MG.
Rocha, R. A. O currículo na educação de Jovens e Adultos: uma experiência em construção. (Dissertação de Mestrado). Belo Horizonte, MG.
Soares, L. (2008). O educador de jovens e adultos e sua formação. Educação em Revista, 83-100.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bruno Thayguara de Oliveira Ribeiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).