A produção de vídeos de matemática pelos estudantes: uma prática alinhada à educação 5.0

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e99268

Palavras-chave:

Competências Socioemocionais, Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Século XXI

Resumo

Este ensaio se apresenta com o objetivo de discutir o potencial da produção de vídeos de matemática por estudantes como uma prática alinhada à Educação 5.0. o texto se constrói a partir de problematizações iniciais sobre a importância da utilização de ferramentas tecnológicas para formar indivíduos cada vez mais preparados para viver no século XXI. Apresenta questões relevantes sobre a utilização de tecnologias digitais para ensinar e aprender matemática e também sobre a produção de vídeos como uma potente ferramenta que contribui efetivamente nos processos de formação do indivíduo. Discute sobre a Educação 5.0 e estabelece um diálogo entre essa abordagem e a produção de vídeos por estudantes de matemática. Encontra na utilização das tecnologias digitais possibilidades para o desenvolvimento de autonomia, criatividade e competências socioemocionais, pontos de intersecção entre os estudos aqui apresentados. Sinaliza, por fim, que novas práticas, para além da produção de vídeos, precisam ser problematizadas e estudadas no intuito de formar cidadãos devidamente preparados para viver nessa sociedade complexa, plural e conectada.

Biografia do Autor

Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), especialização em Tecnologias do Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente cursa doutorado acadêmico no Programa de Pós graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus Garopaba - em regime de dedicação exclusiva. É pesquisador do grupo GENSQ - Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e editor científico e avaliador da REMAT, Revista Eletrônica da Matemática. Suas experiências estão voltadas para área do Ensino de Matemática.

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel e em Pedagogia (segunda licenciatura) pela Universidade Dom Bosco. Especialista em Educação Matemática pela UCPel , Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina e Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel, professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT e Chefe da Seção de Politicas Institucionais para EaD no NUPED (Núcleo de Políticas de EaD). Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação 5.0.

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras Libras e Letras (Português / Inglês), Especialista em Atendimento Escolar Especializado, Mestre em Educação em Ciências e Doutor em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências. Contato: vanderleifolmer@unipampa.edu.br. 

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Publicado

2024-09-16

Edição

Seção

Artigos