A produção de vídeos de matemática pelos estudantes: uma prática alinhada à educação 5.0
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e99268Palavras-chave:
Competências Socioemocionais, Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Século XXIResumo
Este ensaio se apresenta com o objetivo de discutir o potencial da produção de vídeos de matemática por estudantes como uma prática alinhada à Educação 5.0. o texto se constrói a partir de problematizações iniciais sobre a importância da utilização de ferramentas tecnológicas para formar indivíduos cada vez mais preparados para viver no século XXI. Apresenta questões relevantes sobre a utilização de tecnologias digitais para ensinar e aprender matemática e também sobre a produção de vídeos como uma potente ferramenta que contribui efetivamente nos processos de formação do indivíduo. Discute sobre a Educação 5.0 e estabelece um diálogo entre essa abordagem e a produção de vídeos por estudantes de matemática. Encontra na utilização das tecnologias digitais possibilidades para o desenvolvimento de autonomia, criatividade e competências socioemocionais, pontos de intersecção entre os estudos aqui apresentados. Sinaliza, por fim, que novas práticas, para além da produção de vídeos, precisam ser problematizadas e estudadas no intuito de formar cidadãos devidamente preparados para viver nessa sociedade complexa, plural e conectada.
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