The production of mathematics videos by students: a practice aligned with Education 5.0

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e99268

Keywords:

Socio-emotional kills, Teaching Mathematics, Digital technologies, XXI century

Abstract

This essay aims to discuss the potential of producing mathematics videos by students as a practice aligned with Education 5.0. the text is built on initial problematizations about the importance of using technological tools to form individuals increasingly prepared to live in the 21st century. It presents relevant questions about the use of digital technologies to teach and learn mathematics and also about the production of videos as a powerful tool that effectively contributes to the individual's educational processes. It discusses Education 5.0 and establishes a dialogue between this approach and the production of videos by mathematics students. The use of digital technologies finds possibilities for developing autonomy, creativity and socio-emotional skills, points of intersection between the studies presented here. Finally, it signals that new practices, in addition to video production, need to be problematized and studied in order to form citizens properly prepared to live in this complex, plural and connected society.

Author Biographies

Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), especialização em Tecnologias do Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente cursa doutorado acadêmico no Programa de Pós graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus Garopaba - em regime de dedicação exclusiva. É pesquisador do grupo GENSQ - Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e editor científico e avaliador da REMAT, Revista Eletrônica da Matemática. Suas experiências estão voltadas para área do Ensino de Matemática.

Carla Denize Ott Felcher, Federal University of Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel e em Pedagogia (segunda licenciatura) pela Universidade Dom Bosco. Especialista em Educação Matemática pela UCPel , Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina e Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel, professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT e Chefe da Seção de Politicas Institucionais para EaD no NUPED (Núcleo de Políticas de EaD). Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação 5.0.

Vanderlei Folmer, Federal University of Pampa

Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras Libras e Letras (Português / Inglês), Especialista em Atendimento Escolar Especializado, Mestre em Educação em Ciências e Doutor em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências. Contato: vanderleifolmer@unipampa.edu.br. 

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Published

2024-09-16

Issue

Section

Artigos