Explorando o potencial do TikTok na aprendizagem de matemática: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e99367

Palavras-chave:

TikTok, Recurso Pedagógico, Aprendizagem Matemática

Resumo

O artigo conduz uma revisão sistemática da literatura sobre o uso do TikTok como recurso pedagógico. A pesquisa visa explorar como o TikTok pode auxiliar a aprendizagem de matemática. A pergunta central do artigo é: Como o TikTok é explorado como ferramenta pedagógica para a aprendizagem de matemática, e quais são os impactos identificados nas produções científicas a partir de 2020? A metodologia inclui a seleção de estudos publicados entre 2020 e 2023, resultando em cinco pesquisas relevantes. Os resultados destacam os benefícios do TikTok na aprendizagem de matemática, como a criação de conteúdos educativos criativos e acessíveis. As considerações finais recomendam mais pesquisas para explorar plenamente o potencial do TikTok na educação matemática, especialmente no desenvolvimento de estratégias eficazes para a produção e compartilhamento de conteúdo matemáticos de qualidade na plataforma. Ressaltamos que o TikTok emerge como uma ferramenta auxiliar promissora para tornar o ensino de matemática mais atrativo e relevante, oferecendo oportunidades para envolver os alunos e estimular a aprendizagem.

Biografia do Autor

Valdinei Cezar Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2010). Especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2001), Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na Modelagem Matemática na Educação Matemática, Teorias da Didática da Matemática Francesa, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, Uso de Jogos e Vídeos Digitais no ensino de matemática, Educação à Distância e Tecnologias Educacionais da Informação e Comunicação. É coordenador do Grupo de pesquisa Mídias e Matemática (MidMat) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo(CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2025-03-28

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Artigos