A realidade e a matemática no discurso da modelagem matemática na educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e99731Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Matemática, RealidadeResumo
O presente artigo tem por objetivo problematizar o que tem sido considerado realidade ou realidades nas atividades de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Os aportes teórico-metodológicos são vinculados às teorizações do filósofo Michel Foucault. O material analítico abrange os anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática. A análise do material dá visibilidade a dois enunciados: a matemática está relacionada a aspectos externos à realidade e a modelagem seria uma possibilidade de aproximação entre elas (realidade/matemática); e, a matemática é uma realidade e a modelagem seria uma possibilidade de articulação entre a matemática e outras realidades. Concluí que, referente ao primeiro enunciado, é evidenciado ecos do platonismo, do MMM e do formalismo neste modo de ver a Modelagem. O segundo evidencia que a modelagem articula matemática à outras áreas da realidade, ou seja, a matemática faz parte de uma área que também é real.
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