Mobilização de recursos semióticos para a percepção da matemática em atividades modelagem matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e99834Palavras-chave:
Semiótica peirceana, Signos interpretantes, 5º ano do Ensino FundamentalResumo
Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado com o objetivo de evidenciar o modo como os recursos semióticos utilizados ou indicados no desenvolvimento de uma atividade de modelagem potencializam a percepção da matemática por alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Entendemos a modelagem matemática como uma alternativa pedagógica em que a partir de uma situação inicial chega-se a uma solução para um problema, via uma pluralidade de signos. Considerando uma abordagem qualitativa e interpretativa, analisamos um conjunto de dados obtidos por meio de gravações de áudios, vídeos e registros escritos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no interior do estado do Paraná. A partir da temática TV sugerida por uma aluna da turma, evidenciamos que os alunos mobilizaram recursos semióticos que tinham disponíveis, bem como os fornecidos pela professora de modo que a percepção da matemática se configurou na inteiração com a situação-problema, na coleta de dados, na análise da proporcionalidade, na retomada da situação mais de uma vez, na manipulação de signos que se remetiam ao objeto matemático e para expressar e esclarecer dúvidas. Esses empreendimentos potencializaram a percepção de objetos matemáticos como proporcionalidade e polegadas.
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