Mobilização de recursos semióticos para a percepção da matemática em atividades modelagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e99834

Palavras-chave:

Semiótica peirceana, Signos interpretantes, 5º ano do Ensino Fundamental

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado com o objetivo de evidenciar o modo como os recursos semióticos utilizados ou indicados no desenvolvimento de uma atividade de modelagem potencializam a percepção da matemática por alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Entendemos a modelagem matemática como uma alternativa pedagógica em que a partir de uma situação inicial chega-se a uma solução para um problema, via uma pluralidade de signos. Considerando uma abordagem qualitativa e interpretativa, analisamos um conjunto de dados obtidos por meio de gravações de áudios, vídeos e registros escritos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada no interior do estado do Paraná. A partir da temática TV sugerida por uma aluna da turma, evidenciamos que os alunos mobilizaram recursos semióticos que tinham disponíveis, bem como os fornecidos pela professora de modo que a percepção da matemática se configurou na inteiração com a situação-problema, na coleta de dados, na análise da proporcionalidade, na retomada da situação mais de uma vez, na manipulação de signos que se remetiam ao objeto matemático e para expressar e esclarecer dúvidas. Esses empreendimentos potencializaram a percepção de objetos matemáticos como proporcionalidade e polegadas.

Biografia do Autor

Nágela Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Educação Básica há 11 anos. Curso de Formação de Docentes (Magistério) pelo Colégio Estadual Olavo Bilac em 2011. Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) em 2016. Especialista em Alfabetização Matemática, pela Faculdade São Braz (Unina) em 2019. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) durante dois anos. Atua como professora nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Mestre em Ensino de Matemática pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional (PPGMAT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, em 2023, onde recebeu bolsa de estudos da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR por um ano. Participante do GEPMIT Grupo de Estudo e Pesquisa em Modelagem Matemática, Investigação Matemática e Tecnologias. Ganhadora do Prêmio Professor Inovador 2021 pelo Sistema Maxi de Ensino.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

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Publicado

2024-11-13

Edição

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Artigos