Estado do conhecimento sobre as perspectivas de inovações educacionais no âmbito da educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2024.e99866

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Estado do conhecimento, Inovações educacionais

Resumo

Os processos de ensinar e aprender vem sendo demarcados por indagações constantes que visam compreender e enfrentar os desafios de uma sociedade complexa permeada de peculiaridades advindas da globalização. Surge, assim, a necessidade de mudanças no âmbito da educação e em seus processos adjacentes, entre as quais estão os modos de teorizar, ser e de fazer a qualidade educativa. Diante disso, este estudo é um recorte de uma pesquisa que teve o objetivo de investigar como as inovações educacionais emergem na produção científica desenvolvida no Brasil na área de Educação Matemática com vistas às possibilidades para o ensino e a aprendizagem da Matemática nos diferentes níveis e espaços formativos. Metodologicamente, constituiu-se em estudo do tipo estado do conhecimento realizado em periódicos da área, observando o período de 2017 a 2022. A partir da análise das produções científicas, enfatiza-se que as inovações educacionais no âmbito da Educação Matemática envolvem metodologias ativas nos processos de ensino e de aprendizagem, que perpassam o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação e a modelagem matemática predominantemente. Essas estratégias didático-metodológicas possibilitam trabalhar de forma colaborativa, participativa, investigativa, instigando o estudante a ser produtor e elaborar hipóteses demandando envolvimento em processo ativo que vai além da construção de conhecimento. As produções científicas refletem inovações educacionais pelo indicativo de transformações nas práticas de ensino e de aprendizagem, pela presença da criatividade e pela ênfase sobre a Matemática crítica na abordagem das possibilidades metodológicas educacionais da Educação Matemática.

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Publicado

2024-11-13

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Artigos