Da Disciplina à Transdisciplinaridade pela Transgressão Waratiana: uma releitura heideggeriana do ensino jurídico

Autores

  • Albano Marcos Bastos Pêpe
  • Daniela Boito Maurmann Hidalgo Fargs- Faculdades Rio-grandenses DPE/RS - Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-7055.2013v34n66p283

Resumo

doi: http://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.2013v34n66p283

 

O presente artigo se propõe a repensar a questão da educação em uma perspectiva transformadora e libertadora, em direção à superação da relação sujeito-objeto que impera no modo de fazer educação na modernidade. A era da técnica e o paradigma racionalista pensaram a educação a partir da disciplina. A proposta que se apresenta confia na superação da era do dispositivo (Ge-Stell), na qual a educação é um produto cuja aquisição permite o acoplamento do instrumento: o diploma, cuja função é alterar a essência das coisas. Busca- -se refletir a educação a partir de um novo paradigma: da vivência e da transdisciplinaridade, em que, pelo caminho da fala waratiana, a relação sujeito-objeto dá lugar à intersubjetividade e ao reconhecimento do outro.

Biografia do Autor

Albano Marcos Bastos Pêpe

Albano Marcos Bastos Pêpe é Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Filoso

Daniela Boito Maurmann Hidalgo, Fargs- Faculdades Rio-grandenses DPE/RS - Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Daniela Boito Maurmann Hidalgo é Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio Dos Sinos (UNISINOS) e Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora Universitária nas áreas de Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Direito Material e Processual Civil, ligada a várias instituições de ensino superior. Defensora Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Endereço profissional: Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Rua Márcio Veras Vidor, 10, sala 319, CEP: 90.110-161. Praia de Belas, Porto Alegre/ RS.

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Publicado

2013-07-23

Como Citar

PÊPE, Albano Marcos Bastos; BOITO MAURMANN HIDALGO, Daniela. Da Disciplina à Transdisciplinaridade pela Transgressão Waratiana: uma releitura heideggeriana do ensino jurídico. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 34, n. 66, p. 283–303, 2013. DOI: 10.5007/2177-7055.2013v34n66p283. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2013v34n66p283. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos