O direito fundamental aos alimentos com base nas relações de padrastio e madrastio sob a perspectiva do princípio da solidariedade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-7055.2021.e82853

Resumo

O presente estudo objetiva mostrar o cabimento de alimentos nas famílias reconstituídas. Destaca-se a relevância da investigação em razão do crescimento exponencial de segundas ou terceiras uniões com parceiros que possuem filhos de uma relação anterior. Tal cenário contribui para a discussão em torno do dever alimentar de padrastos ou pais socioafetivos para com seus enteados ou filhos afetivos, mormente quando assumido espontaneamente tal encargo durante o período de convívio. Inicialmente, o trabalho abordará o contexto atual das famílias, para então fazer as distinções necessárias entre os vínculos de parentesco e afinidade e as novas feições assumidas pela família. Conclui-se pela urgência de um olhar mais consentâneo com as demandas alimentares da contemporaneidade, de modo a assegurar o adequado cumprimento das funções familiares, da solidariedade entre seus membros e do superior interesse da criança e do adolescente. Utiliza como método o dedutivo, utilizando-se de levantamento bibliográfico, leis e julgados, bem como embasa em experiências estrangeiras na tentativa de buscar iluminar possíveis caminhos para o Direito brasileiro.

Biografia do Autor

Dóris Ghilardi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência Jurídica pela Univali-SC, com tese aprovada com distinção e louvor (2015); Mestra em Ciência Jurídica pela Univali -SC (2006); Formação e aperfeiçoamento pela Escola da Magistratura - ESMESC - Florianópolis - SC(2002); Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na área de Direito Civil (graduação e pós graduação stricto sensu); professora convidada permanente da Escola Superior da Advocacia de Santa Catarina - ESASC; Pesquisadora. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Direito de Família e Sucessões em Perspectiva - GFAM/UFSC/CNPQ, integrada à Rede REFAM. Coordenadora Científica do IBDFAM-SC. Diretora de Eventos do IBDCONT-SC. 

Daniela Braga Paiano, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Professora Adjunto nível B da Universidade Estadual de Londrina (UEL), via concurso público desde 17 de maio de 2013, lotada no departamento de direito privado. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Negocial da UEL. Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), 2016. Mestre pela Universidade de Marília (UNIMAR), 2006. Possui graduação em Direito pela Associação Educacional Toledo de Ensino (2001). Professora convidada na Pós Graduação da Universidade Estadual de Londrina. Advogada. Associada ao Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM e ao International Society of Family Law - ISFL. Designada pela reitora da Universidade Estadual de Londrina a integrar o Conselho Editorial da Editora da UEL - EDUEL com segundo mandato até 27.08.2020.

Referências

ALMEIDA, José Luiz Gavião de. Reconhecimento de filiação. In: SIMÃO, José Fernando; FUJITA, Jorge Shiguemitsu; CHINELLATO, Silmara Juny de Abreu; ZUCCHI, Maria Cristina. (org.) Direito de família no novo milênio: estudos em homenagem ao professor Álvaro Villaça Azevedo. São Paulo: Atlas, 2010.

BAUMANN, Zigmund. Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BARBOZA, Heloísa Helena. Efeitos Jurídicos do Parentesco Socioafetivo. In: Revista da Faculdade de Direito da UERJ - RFD, v. 2., n. 24, 2013.

BOBBIO, Norberto. Teoria do Ordenamento Jurídico. Brasília: Universidade de Brasília, 1999.

BITTAR, Eduardo, C. B. O Direito na Pós Modernidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

CAMPOS, Diogo de; CAMPOS, Monica Martinez. Lições de Direito da Família. Coimbra: Almedina, 2018.

CASSETTARI, Christiano. Multiparentalidade e parentalidade socioafetiva: efeitos jurídicos. São Paulo: Atlas, 2014.

CARAMELO, Gustavo; HERRERA, Marisa; PICASSO, Sebástian. Código Civil y Comercial de la Nación comentado. 2. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Infojus, 2016.

CARDOSO, Fabiana Domingues. A indignidade no direito aos alimentos. São Paulo: Iasp, 2018.

CASTRO, Sara Emanuela Vieira de Castro. A relação entre padrasto e enteado: direitos e deveres. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Coimbra: 2018

COSTA, Mário Júlio de Almeida. Noções fundamentais de direito civil. 6. ed. Coimbra: Almedina, 2013.

FACHIN, Luiz Edson. Estabelecimento da filiação e paternidade presumida. Porto Alegre: Fabris, 1992.

FARIAS, Cristiano. ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil: Famílias. 13. ed. Salvador: Jus Podivm, 2021.

FARIAS, Cristiano Chaves de. A família parental. In: PEREIRA, Rodrigo da Cunha. (org.). Tratado de Direito das Famílias. Belo Horizonte: IBDFAM, 2015.

FUJITA, Jorge Shiguemitsu. Filhos de criação: e os seus direitos? In: CASSETTARI, Christiano. (coord). VIANA, Rui Geraldo Camargo de. (orient.) 10 anos de vigência do Código Civil de 2002: estudos em homenagem ao professor Carlos Alberto Dabus Maluf. São Paulo: 2013. Saraiva.

GHILARDI, Dóris. Economia do Afeto: Análise Econômica aplicada ao Direito de Família. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.

GROSSI, Paulo. Mitologias jurídicas da modernidade. Tradução de Arno Dal Ri Júnior. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2007. Título original: Mitologiegiuridichedellamodernitá.

MELO, Osvaldo Ferreira. Fundamentos da Política Jurídica. Porto Alegre: Sergio Fabris, 1994.

ROSA, Conrado. Paulino da. Direito de Família Contemporâneo. 8. ed. Salvador: Jus Podivm, 2021.

PAIANO, Daniela Braga. O direito de filiação nas famílias contemporâneas. 2016. Tese (Doutorado em Direito Civil) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

PINO, Augusto. Diritto di famiglia. 3. ed. Padova: CEDAM, 1998.

TEPEDINO, Gustavo; TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado. Fundamentos do Direito Civil, Vol. 6. Direito de família. Rio de Janeiro: Forense, 2020.

SCALQUETTE, Ana Cláudia Silva. Estatuto da reprodução assistida. São Paulo: Saraiva, 2010.

SCALQUETTE, Ana Cláudia Silva. Família e Sucessões. 8. ed. São Paulo: Almedina, 2020.

VERONESE, Josiane Petry. Os Direitos Fundamentais de Crianças e Adolescentes e a recepção da Doutrina da Proteção Integral pelo STJ. In: Revista Jurídica em Pauta. Vol. 1, n. 2, Bagé, 2019.

VÍTOR, PAULA TÁVORA. A carga do sustento e o pai social. In: Textos de Direito da Família para Francisco Pereira Coelho. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

GHILARDI, Dóris; PAIANO, Daniela Braga. O direito fundamental aos alimentos com base nas relações de padrastio e madrastio sob a perspectiva do princípio da solidariedade. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 42, n. 88, p. 1–29, 2021. DOI: 10.5007/2177-7055.2021.e82853. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/82853. Acesso em: 24 abr. 2024.