Caracteres de mudança e (des) construtividade da democracia no locus público e seus agentes no transnacionalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-7055.2023.e95649

Palavras-chave:

Cidades, Democracia, Homogeneidade, Transnacionalismo

Resumo

A sociedade democrática. O que se pode entender por essa frase, termo ou conceito? O que faz uma sociedade (de fato) democrática? Qual o local efetivo da democracia? Como, na sociedade contemporânea, exercer a democracia? Frente a esses questionamentos que suscitam a investigação do presente ensaio, pode-se observar os fenômenos e nuances da atual democracia - nacional e internacionalmente - sendo desconstruída e reconstruída, de forma oposta ao seu real significado e propósito, mantendo-se apenas focada no kratos de sua origem etimológica. A democracia vigente não estaria sendo traçada em um despotismo velado, inserindo um Estado totalitário, através de agentes (internos e externos) ou o avanço das pluralidades e complexidades sociais a modificou de tal forma, que a abstração do conceito do que seria a democracia foi vencido? O método de abordagem utilizado na problemática enfrentada, foi o método compreensivo, sendo primordial o seu encaixe na pesquisa, eis que a ciência social não pode ser abarcada e qualificada, se forem utilizados somente procedimentos lógicos. A técnica de pesquisa utilizada foi a da pesquisa bibliográfica.

 

Biografia do Autor

Jacson Bacin Vicente, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/SAN), Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Especialista em Processo Civil e Constitucional pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (UPF), Professor de Direito na Universidade de Passo Fundo (UPF). Parecerista Ad hoc da Revista Justiça do Direito (ISSN 1413-7038) e Revista Jurídica UNIGRAN (ISSN 1516-7674). Membro do Colégio de Professores da Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABrasD). Anteriormente, Professor da Graduação e Pós-Graduação em Direito da Anhanguera Educacional de Passo Fundo; da Faculdade de Administração da URI - Santo Ângelo e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Sertão). Advogado.

Referências

ARISTÓTELES. A política. Trad. de Nestor Silveira Chaves - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

BEDIN, Gilmar Antonio. A sociedade internacional e o século XXI: em busca da construção de uma ordem judicial justa e solidária. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2001.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. Trad. de Marco Aurélio Nogueira. 14ª ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constituiçao.htm. Acesso em: 28/09/2023.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 5ª ed. São Paulo: Globo, 2012.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. vol. II. Trad. Flávio Beno Siebeneichler - Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1997.

HERMANY, Ricardo. Aproximações teóricas no espaço local: o princípio democrático e a atribuição de sentido à dimensão horizontal da subsidiariedade. In: Direitos sociais e políticas públicas: desafios contemporâneos. COSTA, Marli Marlene Moraes da.; LEAL, Mônia Clarissa Hennig. (Organizadoras). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2015.

HOBBES, Thomas. Leviatã, ou, matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

HÖFE, Otfried. A democracia no mundo de hoje. Trad. de Tito Lívio Cruz Romão - São Paulo: Martins Fontes, 2005.

HONNETH, Axel. Democracia como cooperação reflexiva. John Dewey e a teoria democrática hoje. In: Democracia hoje: novos desafios para a teoria democrática contemporânea. SOUZA, Jessé (Org.). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

HONNETH, Axel. O direito da liberdade. Trad. de Saulo Krieger. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

KELSEN, Hans. A democracia. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LEFORT, Claude. Pensando o político: ensaios sobre a democracia, revolução e liberdade. Trad. Eliana M. de Souza - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

MICHELS, Robert. Sociologia dos partidos políticos. Trad. de Arthur Chaudon - Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.

MORAIS, José Luis Bolzan de. As crises do estado e da constituição e a transformação espaço-temporal dos direitos humanos. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2011.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SANTOS, André Copetti; SANTOS, Evelyne Freistedt Copetti; EDLER, Gabriel Otacílio Bohn. Democracia em cidades multiculturais: re-significando os sistemas de tomadas de decisão públicas à luz dos direitos humanos das minorias. Revista de Direito da Cidade, vol. 07, n° 4. Número Especial. ISSN 2317-7721. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/ojs/index.php/rdc/article/view/20923.

VICENTE, Jacson Bacin. A desumanização de direitos através da reificação: o não reconhecimento do outro. In: Clóvis Gorczevski. (Org.). Direitos Humanos e Participação Política. 1 ed. v. VI. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2015.

VICENTE, Jacson Bacin. Transnacionalismo e interdependência: das desigualdades sociais a perda de legitimação democrática. Artigo publicado no I Congresso Internacional de Jurisdição Constitucional, Democracia e Relações Sociais e I Mostra de Trabalhos Jurídicos Científicos. PPGD, da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF). 2017. Disponível em: http://www.editora.upf.br/index.php/e-books-topo/37-direito-area-do-conhecimento/175-anais-i-congresso-internacional-de-jurisdicao.

VICENTE, Jacson Bacin. O fenômeno da globalização e a manutenção da dinâmica da dependência na América Latina dos países centrais do capitalismo: uma análise a partir da teoria do sistema-mundo de Immanuel Wallerstein. 197 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Direto – Doutorado) – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, 2020.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

BACIN VICENTE, Jacson. Caracteres de mudança e (des) construtividade da democracia no locus público e seus agentes no transnacionalismo. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 44, n. 95, p. 1–22, 2024. DOI: 10.5007/2177-7055.2023.e95649. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/95649. Acesso em: 22 maio. 2024.