Análise de resultados do programa remição da pena pela leitura em Goiás a partir de estudo de caso múltiplo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-7055.2024.e99912

Palavras-chave:

Remição, Pena, Leitura, Avaliação, Resultados

Resumo

Este artigo apresenta os principais resultados de uma ampla pesquisa de pesquisa de caráter qualiquantitativo destinada a uma avaliação procedural e de resultados do Programa Remição da Pena pela Leitura em Goiás, tomando como perspectiva de análise a Abordagem Direito e Políticas Públicas (Abordagem DPP), e adotando como principal metodologia de abordagem o estudo de caso múltiplo em unidades prisionais de diferentes tamanhos populacionais, no interstício de 2018 a 2021. Trata-se de análise institucional de política pública, realizada com enfoque interdisciplinar que perpassa pelas áreas de Direito, Educação e Sociologia. Este paper apresenta especificamente a análise de resultados do referido programa como instrumento de assistência educacional, de ressocialização e de execução penal, baseada nas técnicas de avaliação de políticas públicas teorizadas por Costa e Castanhar (2003) e considerando também a aplicação das técnicas de pesquisa de analise documental e de entrevista semi-estruturada, bem como, na análise dos dados, a Grounded Theory Approach, ou Teorização Fundamentada nos Dados (TFD), à luz dos ensinamentos de Glaser e Strauss (apud Cappi, 2017), complementada pela técnica da Análise do Discurso Coletivo (ADC). No estudo matriz, a análise de resultados é complementada por uma análise procedural do referido programa e uma abordagem em Direito e Políticas Públicas, nos moldes capitaneados no Brasil por Bucci (2019). Ao final, conclui-se, sem caráter generalizador ou determinante, como esperado em estudo de caso, que a remição da pena pela leitura, tal como vem sendo implementada em Goiás é um instrumento efetivo de política penal, assistência educacional e ressocialização nas unidades prisionais selecionadas para estudo, ainda que seja desejável, como indicado nas análises, aprimoramentos incrementais no Programa avaliado.

Biografia do Autor

Saulo de Oliveira Pinto Coelho, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Direito pela UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás. Professor do PPGIDH da UFG. Professor do PPGDDA da UFPA. Coordenador da Pós-Graduação em Direito Público da UFG.

Liana Antunes Vieira Tormin, Ministério Público do Estado de Goiás

Mestra em Direito e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Promotora de Justiça junto ao Ministério Público do Estado de Goiás.

Referências

ALA-HARJA, M.; HELGASON, S. Em direção às melhores práticas de avaliação. Revista do Serviço Público, [s.l.], v. 51, n.º 4, p. 5-59, 2000.

Arcoverde, A. C. B.; Albuquerque, C. M. P. Avaliação de impactos como modalidade de pesquisa qualitativa e problema de investigação: reflexões e resultados. Investigação Qualitativa em Ciências Sociais, [s.l.], v. 3, p. 519-523, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 3 fev. 2024.

BRASIL. Decreto-Lei n.º 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal (LEP). Brasília: Presidência da República, [1984]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em: 3 fev. 2024.

BRASIL. Lei n.º 12.433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei n. 7210, de 11 de julho de 1984. Dispõe sobre a remição da pena por estudo. Brasília: Presidência da República, [2011b].

BRASIL. Lei n.º 12.499, de 29 de setembro de 2011. Autoriza a União a transferir recursos financeiros aos Municípios e ao Distrito Federal, com a finalidade de prestar apoio financeiro à manutenção de novos estabelecimentos públicos de educação infantil, e dá outras providências. Presidência da República. Brasília: Presidência da República, [2011a]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7210.htm. Acesso em: 3 fev. 2024.

BRASIL. Nota técnica n.º 1, de 3 de março de 2020. Estabelece o marco inicial do Programa Nacional de Remição da Pena pela Leitura no Brasil e orientação nacional, para fins da institucionalização e padronização das atividades de remição de pena pela leitura e resenhas de livros no sistema prisional brasileiro. Brasília: Departamento Penitenciário Nacional, [2020a].

BRASIL. Portaria conjunta n.º 276, de 20 de junho de 2012. Disciplina o Projeto da Remição pela Leitura no Sistema Penitenciário Federal. Brasília: Departamento Penitenciário Nacional e Ministério da Justiça, [2012].

BRASIL. Recomendação n.º 44, de 26 de novembro de 2013. Dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para a admissão pela leitura. Atos administrativos. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, [2013].

BRASIL. Resolução CNE/CEB n.º 2, de 19 de maio de 2010. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Brasília: Conselho Nacional de Educação, [2010].

BRASIL. Resolução n.º 3 CNPCP, de 11 de março de 2009. Dispõe sobre as diretrizes Nacionais para a Oferta de Educação nos estabelecimentos penais. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Brasília: Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, 2009.

BRASIL. Resolução n.º 391, de 10 de maio de 2021. Estabelece procedimentos e diretrizes a serem observados pelo Poder Judiciário para o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas em unidades de privação de liberdade. Brasília: Conselho Nacional de Justiça, 2021ª.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Departamento Penitenciário Nacional. Nota técnica n. 72/2021/Coece/CGCAP/DIRPP/Depen/MJ. Brasília: MJ: Depen, 2021b. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/09/nota-tecnica-72-fomento-a-leitura-cultura-esportes.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas corpus 190.806 Santa Catarina. Paciente: Juliana da Silva Ferreira. Relator: Ministro Ricardo Lewandowski. Brasília, 4 de setembro de 2020b. Disponível em: https://stf.jusbrasil.com.br/ urisprudência/923721965/habeas-corpus-hc-190806-sc-0101977-4820201000000/inteiro-teor-923721975?ref=feed. Acesso em: 3 fev. 2024.

BUCCI, M. P. D. Método e aplicações da abordagem em direito e políticas públicas (DPP). Revista Estudos Institucionais, [s.l.], v. 5, n. 3, p. 791-832, set.-dez. 2019.

CAPPI, R. A “teorização fundamentada nos dados”: um método possível na pesquisa empírica em Direito. In: MACHADO, M. (org.). Pesquisar empiricamente o Direito. 1. Ed. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017. V. 1, p. 390-422.

CHIES, L. A. B. A capitalização do tempo social na prisão: a remição no contexto das lutas de temporização na pena privativa de liberdade. São Paulo: Método: IBBVVRIM, 2008.

COELHO, S. O. P.; COLLADO, F. J. G. Praxis Educativa e Autoconstrução da Cultura Democrática de Direitos Humanos: sobre a insistência do faça o que eu digo, não faça o que eu faço nos ambientes de aprendizagem cidadã. In: BIRNFELD, C. A. H.; SANCHES, S. H. D. F. N.; MEZZAROBA, O. (orgs.). Direito, educação e metodologias do conhecimento. Florianópolis: CONPEDI, 2015. p. 466-489.

COSTA, F. L.; CASTANHAR, J. C. Avaliação de programas públicos: desafios conceituais e metodológicos. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 37, n. 5, p. 962-969, 2003. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/6509. Acesso em: 3 fev. 2024.

GOIÁS. Portaria Interinstitucional n.º 01 TJGO/MPGO/DGAP/Seduce. Dispõe sobre o Programa Remição pela Leitura no Estado de Goiás. Goiás: Governo de Goiás, [2018].

JAUSS, H. R. et al. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ed. Ática, 1994.

JAUSS, H. R. O prazer estético e as experiências fundamentais da poiesis, aisthesis e katharsis. In: JAUSS, H. R. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 2-18.

MACHADO, M. (org.). Pesquisar empiricamente o Direito. 1. Ed. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017

PINTO, E. G. Financiamento dos direitos à saúde e à educação – uma perspectiva constitucional. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2015.

NASCIMENTO, L. C. N. et al. Theoretical saturation in qualitative research: an experience report in interview with schoolchildren. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n.º 1, p. 228-233, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0616.RIBEIRO, M. L. P. C. Uma teia de relações: o livro, a leitura e a prisão: um estudo sobre a remição de pena pela leitura em Penitenciárias Federais Brasileiras. 2017. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

TORRES, E. N. A gênese da remição de pena pelo estudo: o dispositivo jurídico-político e a garantia do direito à educação aos privados de liberdade no Brasil. 2017. 290 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.

TREVISAN, A. P.; BELLEN, H. M. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, [s.l.], v. 42, n.º 3, p. 529-550, 2008.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

COELHO, Saulo de Oliveira Pinto; TORMIN, Liana Antunes Vieira. Análise de resultados do programa remição da pena pela leitura em Goiás a partir de estudo de caso múltiplo. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 45, n. 96, p. 1–60, 2024. DOI: 10.5007/2177-7055.2024.e99912. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/99912. Acesso em: 8 abr. 2025.