Neopositivismo e teoria pura do direito: notas sobre a influência do verificacionismo lógico no pensamento de Hans Kelsen

Autores/as

  • Vladimir de Carvalho Luz UNESC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

O projeto de Ciência Jurídica de Hans Kelsen sofre nítidas influências do ambiente epistemológico inserto no período entre guerras do século XX. Um ponto relevante de contato entre o ideário neopositivista e a Teoria Pura do Direito de Kelsen está na questão do verificacionismo lógico. Dentro desta ótica, o critério de verificação da falsidade ou verdade de proposições, defendido por Carnap e Schlick como elemento central do discurso científico, é também utilizado por Kelsen para sustentar a atividade específica de sua Ciência do Direito. Essa nítida influência do Círculo de Viena no pensamento kelseniano, contudo, não eliminou alguns paradoxos relevantes, notadamente quanto à questão da fundamentação racional de valores e a validade da Norma Fundamental.

Biografía del autor/a

Vladimir de Carvalho Luz, UNESC

Doutor em direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010), mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2000). Atualmente é professor adjunto no curso de graduação em direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 2001, onde leciona História do Pensamento e das Instituções Jurídicas, Filosofia do Direito. Orienta Estágio de prática Juridica (Casa da Cidadania). Atualmente coordena o Programa Permante de Extensão "Direito em ação" do curso de Direito da UNESC.

Publicado

2003-01-01

Cómo citar

LUZ, Vladimir de Carvalho. Neopositivismo e teoria pura do direito: notas sobre a influência do verificacionismo lógico no pensamento de Hans Kelsen. Revista Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 24, n. 47, p. 11–32, 2003. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/15276. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos