<b>Os Direitos Humanos como Produto: reflexões sobre a informação e a cultura da mídia

Autores

  • Fábio Cruz
  • Marcelo Oliveira de Moura

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-7055.2012v33n65p79

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/2177-7055.2012v33n65p79

Este  artigo traz reflexões sobre algumas problemáticas envolvendo a mídia tradicional e a questão dos Direitos Humanos na atualidade. Adotando uma postura crítica, histórica e dialética, o trabalho faz uma intersecção entre os veículos de comunicação de massa tradicionais e os Direitos Humanos, com o propósito de problematizar questões sobre ambos e apontar possíveis saídas. Para tanto, dentre outros autores, foram  utilizados os pressupostos desenvolvidos por Roland Barthes (1971), Joaquín Herrera Flores (2005) e Douglas Kellner (2001). Salienta-se que não se pretende generalizar resultados a partir de uma pesquisa bibliográfica, mas, sim, detectar tendências e vislumbrar possibilidades a respeito da temática em pauta.

Biografia do Autor

Marcelo Oliveira de Moura

Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS). Doutorando em “Derechos Humanos y Desarrollo” (UPO/Sevilha). Professor de Direito Penal, Criminologia e Introdução ao Estudo do Direito na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) e Coordenador do Programa de Estudos de Direito Constitucional e Direitos Humanos do Curso de Direito da UCPEL.

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Publicado

2012-12-20

Como Citar

CRUZ, Fábio; DE MOURA, Marcelo Oliveira. <b>Os Direitos Humanos como Produto: reflexões sobre a informação e a cultura da mídia. Seqüência Estudos Jurídicos e Políticos, Florianópolis, v. 33, n. 65, p. 79–102, 2012. DOI: 10.5007/2177-7055.2012v33n65p79. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/sequencia/article/view/2177-7055.2012v33n65p79. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos