Reescritas de peças de Shakespeare para o público jovem: a série Mangá Shakespeare

Autores

  • Marcia do Amaral Peixoto Martins Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2014v2n34p61

Palavras-chave:

Shakespeare, Adaptação, Mangás

Resumo

Este artigo enfoca reescritas de peças de Shakespeare voltadas para o público jovem e publicadas sob forma de quadrinhos japoneses na série Manga Shakespeare, publicada pela editora inglesa SelfMadeHero, e disponíveis em português do Brasil pela Galera Record, com destaque para a adaptação de Hamlet. Após uma apresentação geral da proposta da série inglesa e dos títulos já publicados, pelo menos dois níveis de reescrita de Hamlet serão examinados: inicialmente, a adaptação da peça para mangá, um processo que não só agrega multimodalidade ao produto final mas que também pode implicar mudanças concernentes a tempo e espaço, entre outras. Mais adiante, a ênfase recairá sobre a tradução interlingual do texto adaptado e dos paratextos, que resultaram na edição brasileira que integra a série intitulada Mangá Shakespeare. Para ambos os níveis de reescrita serão verificados: (i) aspectos gerais das transposições; (ii) o grau de manutenção das principais características da obra com respeito a tema, trama, desenho dos personagens e linguagem; e (iii) a imagem do autor e da obra que resulta do trabalho de reescrita.

Biografia do Autor

Marcia do Amaral Peixoto Martins, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Marcia A. P. Martins tem formação em Letras (habilitação Tradutor-Intérprete) pela PUC-Rio, Mestrado em Linguística pela mesma universidade e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Em 2012 realizou estágio pós-doutoral na Queen Mary University of London. É membro do corpo docente do Bacharelado em Letras-Tradução (inglês-português) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras da PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Email: mmartins@puc-rio.br

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Publicado

2014-12-04

Edição

Seção

Artigos