Esforço cognitivo no desempenho em tradução direta e inversa: uma percepção a partir da tecnologia de rastreamento ocular

Autores

  • Aline Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • John Wayne Schwieter Wilfrid Laurier University
  • Alexandra Gottardo Wilfrid Laurier University
  • Jefferey Jones Wilfrid Laurier University

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2016v36n3p60

Resumo

O presente estudo de caso analisou o desempenho tradução de quatro tradutores profissionais com o objetivo de explorar o esforço cognitivo envolvido durante a tradução direta e a inversa. Quatro tradutores profissionais traduziram dois textos comparáveis do inglês para o espanhol e do espanhol para o inglês. A tecnologia de rastreamento ocular foi usada para analisar o tempo total gasto em cada tarefa, o tempo de fixação, e o tempo médio de fixação. A contagem de fixação em três áreas de interesse foi medida e inclui: a) o texto de partida, b) o texto de chegada e c) o navegador de internet, usado como apoio externo. Os resultados sugerem que, embora o tempo total e contagem de fixação sejam indicadores de esforço cognitivo durante as tarefas, os dados da contagem de fixação nas áreas de interesse mostram que mais esforço foi alocado ao texto de partida em ambas as tarefas. De maneira geral, este estudo demonstra que, enquanto as variáveis tradicionalmente usadas para aferir níveis de dificuldades durante uma tradução (e.g., o tempo total) indicam um maior esforço na tarefa de tradução inversa, os dados de rastreamento ocular sugerem que as diferenças no esforço aplicado em ambas as direções devem ser cuidadosamente analisadas, sobretudo em relação às áreas de interesse.

Biografia do Autor

Aline Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Língua e Literatura Espanhola e mestrado em Linguística Aplicada – Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Doutorou-se em Linguística Aplicada – Estudos da Tradução pela mesma universidade, em 2013. Realizou o pós-doutoramento em Psicolinguística na Wilfrid Laurier University, no Canadá. Atualmente é professora no Departamento de Espanhol e Português da Universidade da Califórnia Santa Barbara (UCSB), nos Estados Unidos.

John Wayne Schwieter, Wilfrid Laurier University

John W. Schwieter is an Associate Professor of Spanish and Linguistics and Faculty of Arts Teaching Scholar at Wilfrid Laurier University in Canada and a Visiting Professor of Applied Linguistics in the Centre for Applied Research and Outreach in Language Education at the University of Greenwich in England. 

Alexandra Gottardo, Wilfrid Laurier University

Dr. Alexandra Gottardo is a Full Professor in Psychology at Wilfrid Laurier University in Waterloo, Ontario, Canada. She has a background in educational psychology and speech-language language pathology. Her research interests include examining factors related to the development of reading, both word reading and reading comprehension, in second language learners. As a developmental psychologist she studies development across a wide range of ages, from preschoolers to adolescents. Although her focus is on cognitive-linguistic variables with and across languages, she has recently become more interested in socio-cultural variables as additional explanatory variables.

 

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Publicado

06-09-2016

Como Citar

Ferreira, A., Schwieter, J. W., Gottardo, A., & Jones, J. (2016). Esforço cognitivo no desempenho em tradução direta e inversa: uma percepção a partir da tecnologia de rastreamento ocular. Cadernos De Tradução, 36(3), 60–80. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2016v36n3p60

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