Araújo e Sá, Maria Helena & Maciel, Carla Maria Ataíde. Interculturalidade e Plurilinguismo nos Discursos e Práticas de Educação e Formação em Contextos Pós-Coloniais de Língua Portuguesa. Bruxelas: Peter Lang, 2021, 418 p.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e82761

Resumo

Resenha do livro: Interculturalidade e Plurilinguismo nos Discursos e Práticas de Educação e Formação em Contextos Pós-Coloniais de Língua Portuguesa.

Referências

Araújo e Sá, Maria Helena; Maciel, Carla Maria Ataíde. Interculturalidade e Plurilinguismo nos Discursos e Práticas de Educação e Formação em Contextos Pós-Coloniais de Língua Portuguesa. Bruxelas: Peter Lang, 2021, 418 p.

Bagno, Marcos. “A Inevitável Travessia: da prescrição gramatical à educação linguística”. In: Bagno, Marcos; Stubbs, Michael; Gagné, Gilles. Língua Materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002, p. 13-84.

Bortoni-Ricardo, Stella Maris. O Professor-Pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Candelier, Michel et al. CARAP: Cadre de Référence pour les Approches Plurielles des Langues et des Cultures. Strasbourg: Conseil de l'Europe, 2007.

Cost, Daniel; Moore, Danièle; Zarate, Geneviève. Compétence Plurilíngue et Pluriculturelle. Strasbourg: Conseil de l‘Europe, 2009.

De Mauro, T. l’Educazione Linguistica Democratica. Roma: Editori Laterza, 2018.

Hatim, B.; Munday, J. Translation : An Advanced Resource Text. Londres & Nova York: Routledge, 2004.

Moita Lopes, Luiz Paulo. O Português no Século XXI. Cenário Geopolítico e Sociolinguístico. São Paulo: Parábola, 2014.

Pinto, Paulo Feytor; Melo-Pfeifer, Sílvia. Políticas Linguísticas em Português. Lisboa: Lidel, 2018.

Souza, Sweder; Calvo del Olmo, Francisco. Línguas em Português. A Lusofonia numa Visão Crítica. Porto: UPorto Press, 2020.

Downloads

Publicado

13-12-2022

Como Citar

Souza, S., & del Olmo, F. (2022). Araújo e Sá, Maria Helena & Maciel, Carla Maria Ataíde. Interculturalidade e Plurilinguismo nos Discursos e Práticas de Educação e Formação em Contextos Pós-Coloniais de Língua Portuguesa. Bruxelas: Peter Lang, 2021, 418 p. Cadernos De Tradução, 42(1), 1–11. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e82761