Bilinguismo, Tradução e Interpretação: Percepção dos clientes quanto aos profissionais contratados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39n3p90

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a percepção dos clientes quanto ao profissional que contratam para traduzir e/ou interpretar. Para tais clientes, ser bilíngue é o suficiente para caracterizar alguém como um bom tradutor e/ou intérprete? A primeira seção deste trabalho, de cunho teórico, visa a revisar alguns estudos sobre conceitos de bilinguismo e outros que comparam as habilidades de tradutores e intérpretes profissionais com aquelas de bilíngues sem formação e/ou experiência nestas áreas, além de tratar brevemente acerca das diferenças entre tradução e interpretação. A segunda parte descreve a metodologia deste estudo, o qual envolveu a preparação de um questionário e o seu envio para algumas empresas e instituições do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), bem como traz uma análise dos dados obtidos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Moura Pompeu, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Mestre em Linguística Aplicada, Especialista em Tradução, Especialista em Língua Inlgesa. Professora de Língua Inglesa (Ensino Fundamental e Médio).

Patrizia Cavallo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Doutoranda  em Lexicografia, Terminologia e Tradução (Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil). Mestre em Interpretação (Universidade de Bolonha, Itália) e Mestre em Letras (UFRGS). Tradutora e intérprete de Conferências.

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AUTORA1. A percepção dos clientes quanto aos serviços de tradução e/ou interpretação: ser bilíngue é suficiente? Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estudos em Tradução: Teorias, Práticas e Tecnologias). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2018.

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Publicado

12-09-2019

Como Citar

Pompeu, A. C. M., & Cavallo, P. (2019). Bilinguismo, Tradução e Interpretação: Percepção dos clientes quanto aos profissionais contratados. Cadernos De Tradução, 39(3), 90–110. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2019v39n3p90

Edição

Seção

Artigos