"Eu nunca tinha visto ele fazer isso": perspectivas de adultos sobre as crianças pequenas com deficiência na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e100626

Palavras-chave:

Educação infantil, Educação especial, Crianças com deficiência, Inclusão, PAEE

Resumo

O presente trabalho se configura como um estudo de caso, realizado a partir de revisão bibliográfica, levantamento documental e entrevistas. Tem como objetivo investigar as relações entre educação infantil e educação especial, buscando compreender o que pensam as pessoas adultas da EMEI Nelson Mandela sobre o acolhimento à diferença, sobre os princípios de um trabalho inclusivo em relação às crianças com deficiência e, em particular, sobre a natureza do trabalho da professora de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) na educação infantil. Foram realizadas entrevistas com três adultos e leitura de documentos da escola e as informações obtidas foram analisadas com base em uma bibliografia cuja referência é a sociologia da infância, que considera as crianças como seres históricos, sociais e produtores de culturas; e o modelo social de deficiência, que defende a valorização e o respeito à diferença. Ao final, pôde-se avaliar a importância do trabalho da PAEE para a construção de uma educação infantil mais inclusiva.

Biografia do Autor

Larissa Busato Udiloff, Universidade de São Paulo

Pedagoga pela Universidade de São Paulo. Realizou programa de mobilidade internacional na Universidad Nacional de La Plata, na Argentina, onde também fez parte do projeto de extensão "El Puente Alfabetización", de alfabetização popular. Trabalha com turmas de Educação Infantil e 1 ano em escolas particulares de São Paulo desde 2019, sendo atualmente professora assistente no Colégio Rainha da Paz. Realizou Iniciação Científica sobre crianças com deficiência na educação infantil. Em 2021, integrou a comissão organizadora da Semana da Educação da FE-USP. Possui certificado de nível de inglês nível C1/ avançado, atestado pela Universidade de Cambridge (Cambridge Advanced Exam) e espanhol intermediário certificado pelo Instituto Cervantes (DELE). Seus principais focos de atuação e pesquisa são no campo da Educação Infantil.

Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento, Universidade de São Paulo

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Desde 2007 é docente na FEUSP. Pós-doutorado (Sociologia da Infância) na University of Sussex, UK (2014). Professora Livre Docente Associada (2016). Pós-doutorado (Estudos da Criança) na Universidade do Minho - Portugal (2023-24). Pesquisa os campos da Educação Infantil, com destaque à creche, e da Sociologia da Infância. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI).

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Publicado

2024-12-18