"Eu nunca tinha visto ele fazer isso": perspectivas de adultos sobre as crianças pequenas com deficiência na escola
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2024.e100626Palavras-chave:
Educação infantil, Educação especial, Crianças com deficiência, Inclusão, PAEEResumo
O presente trabalho se configura como um estudo de caso, realizado a partir de revisão bibliográfica, levantamento documental e entrevistas. Tem como objetivo investigar as relações entre educação infantil e educação especial, buscando compreender o que pensam as pessoas adultas da EMEI Nelson Mandela sobre o acolhimento à diferença, sobre os princípios de um trabalho inclusivo em relação às crianças com deficiência e, em particular, sobre a natureza do trabalho da professora de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) na educação infantil. Foram realizadas entrevistas com três adultos e leitura de documentos da escola e as informações obtidas foram analisadas com base em uma bibliografia cuja referência é a sociologia da infância, que considera as crianças como seres históricos, sociais e produtores de culturas; e o modelo social de deficiência, que defende a valorização e o respeito à diferença. Ao final, pôde-se avaliar a importância do trabalho da PAEE para a construção de uma educação infantil mais inclusiva.
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