A Pedagogia Freinet: natureza, educação e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
A repercussão do trabalho do educador francês Célestin Freinet no Brasil percorreu caminhos contraditórios, talvez tão contraditórios quanto o próprio conteúdo e contexto de construção de sua obra. Geralmente ausente dos currículos das escolas de formação de professores, mesmo em períodos mais atuais, Freinet sustentou boa parte das iniciativas de consolidação de projetos de educação “alternativa” gestadas sobretudo nas décadas de 70 e 80 na maioria dos centros urbanos brasileiros. Estas experiências, seja por sua natureza revolucionária, seja pelas próprias estratégias pedagógicas que propunham davam respostas concretas áqueles que buscavam se contrapor aos tradicionais modelos educativos pautados na individualidade, na submissão e na reprodução de modelos únicos.Downloads
Publicado
2002-01-01
Edição
Seção
Resenha
Licença
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.