A Pedagogia Freinet: natureza, educação e sociedade

Autores

  • Eloisa Acires Candal Rocha Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A repercussão do trabalho do educador francês Célestin Freinet no Brasil percorreu caminhos contraditórios, talvez tão contraditórios quanto o próprio conteúdo e contexto de construção de sua obra. Geralmente ausente dos currículos das escolas de formação de professores, mesmo em períodos mais atuais, Freinet sustentou boa parte das iniciativas de consolidação de projetos de educação “alternativa” gestadas sobretudo nas décadas de 70 e 80 na maioria dos centros urbanos brasileiros. Estas experiências, seja por sua natureza revolucionária, seja pelas próprias estratégias pedagógicas que propunham davam respostas concretas áqueles que buscavam se contrapor aos tradicionais modelos educativos pautados na individualidade, na submissão e na reprodução de modelos únicos.

Biografia do Autor

Eloisa Acires Candal Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Doutora em Educação e Pós-Doutorado em Estudos da Criança no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho

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Publicado

2002-01-01