Experiências no cotidiano da educação infantil: olhar, dialogar, inventar

Autores

  • Ana Cristina Baladelli Silva Universidade de Sorocaba
  • Alda Regina Tognini Romaguera Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p412

Resumo

O presente artigo, recorte de uma dissertação de mestrado, traz para a discussão, a
partir das BIO:GRAFIAS, narrativas do percurso pedagógico de uma professora-pesquisadora,
as experiências observadas, dialogadas e inventadas no cotidiano da educação infantil. Analisa
o uso do tempo e do espaço físico e vislumbra novas possibilidades de ocupação destes para
compreender a relação entre as crianças e a prática pedagógica. Traz ainda o olhar da filosofia
da diferença sobre o tempo infantil e os devires minoritários para o cotidiano. A partir destas
reflexões, investigações e experimentações, apresenta um espaço que busca respeitar as
crianças, ouvi-las, possibilitar novos inícios, novas possibilidades num ambiente onde tudo é
previamente planejado e definido pelo adulto, situação essa que não foi obstáculo para as
mudanças, as possibilidades.

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Publicado

2018-10-23