Experiências no cotidiano da educação infantil: olhar, dialogar, inventar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-4512.2018v20n38p412Abstract
O presente artigo, recorte de uma dissertação de mestrado, traz para a discussão, a
partir das BIO:GRAFIAS, narrativas do percurso pedagógico de uma professora-pesquisadora,
as experiências observadas, dialogadas e inventadas no cotidiano da educação infantil. Analisa
o uso do tempo e do espaço físico e vislumbra novas possibilidades de ocupação destes para
compreender a relação entre as crianças e a prática pedagógica. Traz ainda o olhar da filosofia
da diferença sobre o tempo infantil e os devires minoritários para o cotidiano. A partir destas
reflexões, investigações e experimentações, apresenta um espaço que busca respeitar as
crianças, ouvi-las, possibilitar novos inícios, novas possibilidades num ambiente onde tudo é
previamente planejado e definido pelo adulto, situação essa que não foi obstáculo para as
mudanças, as possibilidades.
Literaturhinweise
ABRAMOWICZ, Anete. A pesquisa com crianças em infâncias e a sociologia da infância. Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 17-36.
ABRAMOWICZ, Anete. O direito das crianças à educação infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 14, nº 3 (42), p. 13-24, 2003.
ABRAMOWICZ, Anete; LEVCOVITZ, Diana; RODRIGUES, Tatiane C. Infâncias em Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 20, nº 3 (60), p. 179-197, set./dez. 2009.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI.
BRASIL. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1.996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL. Lei nº 13.257 de 8 de março de 2.016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei no 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, a Lei no11.770, de 9 de setembro de 2008 e a Lei no 12.662, de 5 de junho de 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. v. IV. São Paulo: Editora 34, 1997.
DRUMOND, Viviane. Em busca da forma-educação infantil. Pro-Posições, Campinas, v. 22, nº 3 (66), p. 213-217, set./dez. 2011.
FARIA, Ana Lucia G. de. A contribuição dos parques infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia infantil. Educação & Sociedade, Campinas, ano XX, nº 69, p. 60-91, dez. 1999.
FARIA, Ana Lucia G. de. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da Educação Infantil. In: FARIA, Ana Lucia G. de; PALHARES, Marina S. (orgs.). Educação Infantil Pós-LDB: Rumos e Desafios. Campinas: Autores Associados, 2000, 2ª ed., p. 67-91.
FARIA, Ana Lucia G. de. Políticas de regulação, pesquisa e pedagogia na educação infantil, primeira etapa da educação básica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, nº 92, p. 1.013-1.038, out. 2005.
FARIA, Ana Lucia G. de (org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
FARIA, Ana Lucia G. de. Apresentação. In: SILVA, Adriana et al. Culturas infantis em creches e pré-escolas estágio e pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2011a. p. xiii-xvii.
FARIA, Ana Lucia G. de. Apresentação. In: FARIA, Ana Lucia G. de; FINCO, Daniela (orgs.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011b. p. 1-15.
FARIA, Ana Lucia G. de. Sons sem palavras e grafismos sem letras: linguagens, leituras e pedagogia na educação infantil. In: FARIA, Ana Lúcia G. de; MELLO, Suely A. (orgs.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. 3ª Edição. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 97-114.
FARIA, Ana Lucia G. de; FINCO, Daniela. Creches e Pré-escolas em busca de pedagogias descolonizadoras que afirmem as diferenças. In: ABRAMOWICZ, Anete; VANDERBORECK, Michel. (orgs.). Educação Infantil e Diferença. Campinas: Papirus, 2013. p. 109-147.
FARIA, Ana Lucia G. de; MACEDO, Elina E. de; SANTOS, Solange E. dos. Educação infantil e diversidade cultural: para uma pedagogia macunaímica. In: ABRAMOWICZ, Anete; VANDERBORECK, Michel. (orgs.). Educação Infantil e Diferença. Campinas: Papirus, 2013. p. 49-70.
FERNANDES, Florestan. As “Trocinhas” do Bom Retiro: Contribuição ao Estudo Folclórico e Sociológico da Cultura e dos Grupos Infantis. Pro-Posições, Campinas, v. 15, nº 1 (43), p. 229-249, jan./abr. 2004.
FREITAS, Marcos Cezar. O coletivo infantil: o sentido da forma. In: FARIA, Ana Lucia G. (org.). O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Editora Cortez, 2007. p. 07-13.
GALLO, Silvio. René Schérer e a filosofia da educação: aproximações. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: PNE - tensões e perspectivas para a educação pública brasileira, 37., 2015, Florianópolis, SC. Resumos...
GARCIA, Regina L.. Tentando compreender a complexidade do cotidiano. In: GARCIA, R.L.. (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003. p. 09-16.
KOHAN, Walter. O.. Infância, estrangeiridade e ignorância. São Paulo: Editora Autêntica, 2007.
REIGOTA, Marcos.; PRADO, Barbara H. S. do (orgs.). Educação Ambiental: utopia e práxis. São Paulo: Editora Cortez, 2008.
SANTOS, Solange E. dos.; FARIA, Ana Lucia G. de. O que quer dizer educação emancipatória na creche para as crianças de 0-3 anos? Entre o adultocentrismo e a descolonização. Revista Eventos Pedagógicos – Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva, UNEMAT, v. 6, nº 3 (16 ed.), edição especial temática, p. 63-74, jan./abril 2016.
SANTOS, Solange E. dos.; SANTIAGO, Flavio.; FARIA, Ana Lucia G. de; Manifesto (des)educado: profanações pós-coloniais. Revista Texturas, Canoas/RS., v. 18, nº 36, p. 191-205, ago./out. 2015.
SILVA, Adriana; BUFALO, Joseane. O espaço na pedagogia da educação infantil: fábula, perversidade e possibilidade. In: SILVA, Adriana et al. Culturas infantis em creches e pré-escolas estágio e pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2011. p. 9-34.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.