As múltiplas linguagens das crianças na Pedagogia malaguzziana: reflexões com estudantes de Pedagogia

Autores

  • Pedro Neto Oliveira de Aquino Universidade Federal do Ceará
  • Cristiane Amorim Martins Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p183

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar e discutir uma experiência de docência no ensino superior, especificamente no componente curricular Educação Infantil, do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. A referida experiência abordou as múltiplas linguagens das crianças e como elas podem ser melhor promovidas nos contextos de educação infantil, tendo como referência a Pedagogia malaguzziana. A análise dos dados construídos pela experiência resultou em reflexões sobre as concepções dos alunos acerca das crianças, do professor e da escola, como também sobre a percepção deles a respeito das experiências com múltiplas linguagens. A prática de docência contribuiu para o desenvolvimento do monitor enquanto professor em formação, especialmente no que diz respeito ao exercício da escuta, que possibilita ao docente conhecer os conhecimentos prévios dos seus alunos, articulando-os com novos conhecimentos produzidos pela ciência, na experiência em questão, os produzidos pelo campo de estudos da educação infantil.

Biografia do Autor

Pedro Neto Oliveira de Aquino, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) no campo da Educação Infantil, especificamente, nas disciplinas de Educação Infantil e Proposta Pedagógica e Práticas de Educação Infantil (2016 - 2017). Atuou como bolsista de pesquisa (2015 - 2017), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no projeto "A construção da identidade étnico-racial em crianças de três anos no contexto da creche", coordenado pela Profª. Drª. Silvia Helena Vieira Cruz. É integrante do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Ceará e integra o comitê cearense da Campanha Nacional pelo Direito à Educação por este mesmo fórum. É professor da educação básica na escola Vila (Fortaleza-CE).

Cristiane Amorim Martins, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Psicologia Educacional e de Educação Infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: educação infantil, pesquisa com crianças, formação de professores e brincadeira. 

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ALBUQUERQUE, Simone Santos; BARBOSA, Maria Carmem Silveira; FOCHI, Paulo Sergio. Linguagens e crianças: tecendo uma rede pela educação da infância. Aleph (UFF. Online), v. 7, p. 5-23, 2013. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/arquivo_upload/2016-03/20160309154339-linguagens-e-criancas-tecendo-uma-rede-pela-educacao-da-infancia.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suelly Amaral. Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº.9.394/96. Brasília: MEC/SEB, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 22 set. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução Nº 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília, DF, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 22 set. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17/12/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=3749-resolucao-dcnei-dez-2009&category_slug=fevereiro-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 22 set. 2017.

BRUNER, Jerome. Como as crianças aprendem a falar. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

CRUZ, Silvia Helena Vieira; CRUZ, Rosimeire da costa Andrade. O ambiente na Educação Infantil e a construção da identidade da criança. Revista Em Aberto - INEP, v. 30, p. 71-81, 2017.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na Educação da Primeira Infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DAVOLI, Mara. Documentar processos, recolher sinais. In: BARBOSA, Maria Carmem Silveira; FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suelly Amaral. Documentação Pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro e João Editores, 2017.

EDWARDS, Carolyn Pope; GANDINI, Lella; FORMAN, George E. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FARIA, Ana Lucia Goulart de. Loris Malaguzzi e os direitos das crianças pequenas. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tisuko Morchida; PINAZZA, Monica Appezzato. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FOCHI, Paulo Sérgio. Mas os bebês fazem o quê no berçário, heim?: documentando ações de comunicação, autonomia e saber-fazer de crianças de 6 a 14 meses em contextos de vida coletiva. 2013. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

FORTUNATI, Aldo. A educação infantil como um projeto da comunidade: crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família. A experiência de San Miniato. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GANDINI, Lella. Espaços educacionais e de envolvimento pessoal. In: EDWARDS, Carolyn Pope; GANDINI, Lella; FORMAN, George E.As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

HOYUELOS, A. La ética em el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2004.

HOYUELOS, Alfredo. La estética enelpensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2006.

HOFFMANN, Jussara Maria L. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2014.

LINO, Dalila. A abordagem pedagógica de Reggio Emilia para a creche. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; ARAÚJO, Sara Barros. Modelos pedagógicos para a educação em creche. Porto: Porto Editora, 2018.

MALAGUZZI, Loris. Escuelas infantiles de Reggio Emilia. La inteligencia se construyeusándola. Madrid: Ediciones Morata, 1995.

MALAGUZZI, Loris. Histórias ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn Pope; GANDINI, Lella; FORMAN, George E. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WALLON, Henri. As origens do caráter na criança: os prelúdios do sentimento de personalidade. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2019-03-27