As múltiplas linguagens das crianças na Pedagogia malaguzziana: reflexões com estudantes de Pedagogia

Autores/as

  • Pedro Neto Oliveira de Aquino Universidade Federal do Ceará
  • Cristiane Amorim Martins Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p183

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de apresentar e discutir uma experiência de docência no ensino superior, especificamente no componente curricular Educação Infantil, do curso de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. A referida experiência abordou as múltiplas linguagens das crianças e como elas podem ser melhor promovidas nos contextos de educação infantil, tendo como referência a Pedagogia malaguzziana. A análise dos dados construídos pela experiência resultou em reflexões sobre as concepções dos alunos acerca das crianças, do professor e da escola, como também sobre a percepção deles a respeito das experiências com múltiplas linguagens. A prática de docência contribuiu para o desenvolvimento do monitor enquanto professor em formação, especialmente no que diz respeito ao exercício da escuta, que possibilita ao docente conhecer os conhecimentos prévios dos seus alunos, articulando-os com novos conhecimentos produzidos pela ciência, na experiência em questão, os produzidos pelo campo de estudos da educação infantil.

Biografía del autor/a

Pedro Neto Oliveira de Aquino, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID) no campo da Educação Infantil, especificamente, nas disciplinas de Educação Infantil e Proposta Pedagógica e Práticas de Educação Infantil (2016 - 2017). Atuou como bolsista de pesquisa (2015 - 2017), por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), no projeto "A construção da identidade étnico-racial em crianças de três anos no contexto da creche", coordenado pela Profª. Drª. Silvia Helena Vieira Cruz. É integrante do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Ceará e integra o comitê cearense da Campanha Nacional pelo Direito à Educação por este mesmo fórum. É professor da educação básica na escola Vila (Fortaleza-CE).

Cristiane Amorim Martins, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Psicologia Educacional e de Educação Infantil, atuando principalmente com os seguintes temas: educação infantil, pesquisa com crianças, formação de professores e brincadeira. 

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Publicado

2019-03-27