“Xô, preconceito!” Um projeto de sensibilização sobre as diferenças, por meio das obras da autora Ruth Rocha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p199

Resumo

O projeto foi desenvolvido em uma turma de pré-escola vinculada ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, no município do Rio Grande – RS. A turma era formada por 15 crianças entre 4 e 5 anos e duas professoras, sendo uma delas deficiente visual. A maioria das crianças estava ingressando na escola pela primeira vez e ainda não haviam interagido com pessoas deficientes. Assim, buscando articular o encantamento da literatura infantil brasileira e o respeito às diferenças, as obras da Ruth Rocha foram escolhidas como norteadoras do projeto por serem narrativas originais e divertidas, que tematizam diferentes situações cotidianas, respeito à alteridade, bem como aspectos do imaginário infantil. Dentre os principais resultados alcançados, destaca-se que esse grupo de crianças foi aprendendo a conviver com as diferenças e as necessidades do outro desde cedo, evidenciados em uma relação de confiança e amizade com as professoras, sem mais distinção entre ambas. Atrelado a isso, está a inserção das crianças a práticas de letramento, compreendendo os usos sociais da escrita em seu cotidiano.

Biografia do Autor

Juliana Diniz Gutierres Borges, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Mestre em Educação  e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Professora de Educação Infantil da Rede Municipal do Rio Grande.

Referências

BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed, 2008.

BETTELHEIM, Bruno. Introdução: a luta pelo significado. In: A Psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Crianças e cultura escrita. In: Ministério da Educação,

Secretaria de Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. 1.ed. Brasília: MEC/SEB, 2016. Disponível em: <http://www.projetoleituraescrita.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Caderno_3.pdf >. Acesso em: 16 set. 2018.

KAMII, Constance. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1999.

Downloads

Publicado

2019-03-27