“Xô, preconceito!” Um projeto de sensibilização sobre as diferenças, por meio das obras da autora Ruth Rocha

Juliana Diniz Gutierres Borges

Resumo


O projeto foi desenvolvido em uma turma de pré-escola vinculada ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, no município do Rio Grande – RS. A turma era formada por 15 crianças entre 4 e 5 anos e duas professoras, sendo uma delas deficiente visual. A maioria das crianças estava ingressando na escola pela primeira vez e ainda não haviam interagido com pessoas deficientes. Assim, buscando articular o encantamento da literatura infantil brasileira e o respeito às diferenças, as obras da Ruth Rocha foram escolhidas como norteadoras do projeto por serem narrativas originais e divertidas, que tematizam diferentes situações cotidianas, respeito à alteridade, bem como aspectos do imaginário infantil. Dentre os principais resultados alcançados, destaca-se que esse grupo de crianças foi aprendendo a conviver com as diferenças e as necessidades do outro desde cedo, evidenciados em uma relação de confiança e amizade com as professoras, sem mais distinção entre ambas. Atrelado a isso, está a inserção das crianças a práticas de letramento, compreendendo os usos sociais da escrita em seu cotidiano.

Palavras-chave


Diferenças; Pré-escola; Literatura infantil; Antipreconceito

Texto completo:

PDF/A

Referências


BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre, Artmed, 2008.

BETTELHEIM, Bruno. Introdução: a luta pelo significado. In: A Psicanálise dos contos de fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Crianças e cultura escrita. In: Ministério da Educação,

Secretaria de Educação Básica. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. 1.ed. Brasília: MEC/SEB, 2016. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2018.

KAMII, Constance. A Criança e o Número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica 1999.




DOI: https://doi.org/10.5007/1980-4512.2019v21n39p199

Zero-a-Seis, ISSN 1980-4512 Florianópolis, Brasil.