Você sabia que seu aluno que está demorando a alfabetizar-se é agitado e desatento pode ser somente um respirador oral?

Autores

  • Katia Andréia Kühn Chedid Colégio Dante Alighieri
  • Renata Di Francesco Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-4512.2008n17p230

Resumo

Este artigo apresenta um outro olhar sobre um novo fator que poderá interferir na alfabetização das crianças: a respiração oral. Assim, discute-se os principais sintomas, fatores biológicos e por fim, algumas considerações que nos ajude a pensar melhoras para a aprendizagem das crianças na sua faze inicial de alfabetização.

Biografia do Autor

Katia Andréia Kühn Chedid, Colégio Dante Alighieri

Possui Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é orientadora educacional do Colégio Dante Alighieri e Pesquisadora na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação e Aconselhamento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, neurociência, alfabetização, respiração oral, psicopedagogia e bullying.

Renata Di Francesco, Universidade de São Paulo

Médica otorrinolaringologista, doutora em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP.

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Publicado

2008-09-15